Vacinação de crianças na Paraíba deve começar sábado

De acordo com Geraldo Medeiros, secretário de Saúde da Paraíba, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 deve começar neste fim de semana no estado. As doses serão distribuídas pela SES-PB logo após o desembarque. O gestor destacou que a imunização deve acontecer em pontos específicos com as doses destinadas aos pequenos. A expectativa é de que as primeiras sejam aplicadas no próximo sábado (15).

Em entrevista à TV Tambaú, Geraldo disse que os imunizantes devem chegar ao estado na próxima quarta (12) ou quinta-feira (13). “Provavelmente, no final de semana já deveremos iniciar a vacinação de crianças, começando por aquelas com deficiência permanente”, explicou.

No estado, a imunização deve acontecer das crianças mais velhas para as mais novas. As doses são fabricadas pela Pfizer e são específicas para a faixa etária. O conteúdo líquido corresponde a 1/3 da dosagem tradicional destinada ao público adulto. A vacina será dada em duas doses e com 21 dias de intervalo – assim como nos adultos.

Em João Pessoa, por exemplo, pontos de vacinação devem ser instalados em atrações tradicionalmente frequentadas por crianças acompanhadas pelos pais ou responsáveis. A lista contempla o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, e o Parque Solon de Lucena, a Lagoa.

Desafios do momento
“Ao logo de dois anos estamos sofrendo com a maior tragédia sanitária o século. Nós, felizmente acreditamos que neste ano de 2022 iremos vencer essa doença”.

Diminuição no número de dias de quarentena – de 14 para 7
“Essa é uma atualização que tem como base estudos e dados do Centro de Controle de Doenças Infecciosas dos Estados Unidos. Se observou que, com cinco dias se você não tem nenhum sintoma e nem febre, você realiza o teste de antígenos da Covid-19. Se ele resultar negativo você deve ser liberado. Obedecendo entre o quinto e décimo dia para que não haja contato com pessoas com perfil de risco, como idosos, pessoas com doenças imunossupressoras e evitando ir a bares, restaurantes e ambientes onde vai se tirar a máscara”.

Testes nas vacinas
Os trabalhos executados pelo próprio laboratório (Pfizer) com mais de 2.700 crianças não teve eventos adversos garantindo que a vacina é segura. A vacina específica para crianças é segura e tem eficácia corroborando com as agências sanitárias que também aprovam a vacina. Não há motivos para pais, mães e responsáveis não ficarem apreensivos”.

Eventos de verão na Grande João Pessoa
“Em um ambiente desses onde as pessoas se aglomeram diante de um palco, na entrada do evento, apresentando o passaporte vacinal, o risco de contaminação por H3N3 é alto. Além disso, a variante Omicrôn, da Covid-19, se concentra nas vias aéreas”. “Ela acometerá muitas pessoas. Há necessidade de reavaliar a realização desses eventos”.

Do ManchetePB
Com Portal T5

Compartilhe