Os boletins epidemiológicos divulgados pela Prefeitura de Guarabira e Governo do Estado nesta sexta-feira (29) continuam apresentando inconsistência no que diz respeito aos números de casos confirmados do novo coronavírus na cidade. De acordo com a prefeitura, o município tem 529 pessoas com a Covid-19. Já a Secretaria Estadual de Saúde diz que o município totaliza 545 casos.
Nesta sexta (29), o número de casos confirmados da Covid-19 teve um aumento de 46 casos nas últimas 24 horas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. No que diz respeito ao número de casos suspeitos notificados a cidade tem 1.615. Além disso, 252 pessoas já se recuperaram e outras 581 tiveram resultado negativo para Covid-19.
O município também já contabiliza 7 mortes pela doença, duas a mais em relação ao último boletim. O primeiro, trata-se de um senhor, de 67 anos, diabético, residente no Bairro do Cordeiro, e o segundo, também do sexo masculino, com 63 anos, inicialmente atendido na UPA, foi entubado e transferido para João Pessoa. Segundo a Secretaria Municipal, um caso ainda está em investigação.
Levando em consideração o boletim da Secretaria Estadual de Saúde, o município de Guarabira já registrou 545 casos confirmados do novo coronavírus.
Segundo ranking da SES, o município está ocupando o quinto lugar como cidade com maior número de casos na Paraíba, atrás apenas de Cabedelo, Campina Grande, Santa Rita e João Pessoa.
Coronavírus na Paraíba
A Paraíba tem 12.011 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas nesta sexta-feira (29). O número de mortes confirmadas por Covid-19 subiu para 327 no estado desde o início da pandemia. Já são 191 cidades da Paraíba com casos registrados da doença.
Foram registradas mais 9 mortes em decorrência do coronavírus desde o último boletim:
- Mulher de 40 anos, sem histórico de doenças, residente em Rio Tinto.
- Homem de 76 anos, com doença cardiovascular crônica, residente em Mamanguape.
- Homem de 50 anos, com doença hepática e neurológica e diabetes, residente em João Pessoa.
- Mulher de 89 anos, cardiopata, residente em Santa Rita.
- Homem de 82 anos, cardiopata, residente em Mari.
- Homem de 72 anos, diabético, residente em João Pessoa.
- Mulher de 89 anos, com doença cardiovascular, hipertensão e diabetes, residente em João Pessoa.
- Mulher de 65 anos, diabética, residente em João Pessoa.
- Homem de 60 anos, diabético e hipertenso, residente em João Pessoa.
A ocupação de leitos de UTI em todo o estado é de 75%. Na região metropolitana de João Pessoa, 89% dos leitos de UTI para adultos estão ocupados. Em Campina Grande, o mesmo setor tem taxa de 91%. No sertão, 51% dos leitos de UTI estão ocupados. Apenas, 42% da população seguiu a recomendação de isolamento social no estado.
De acordo com a SES, pelo menos 42.170 mil testes para detecção do novo coronavírus foram realizados em pacientes na Paraíba, desde o início da pandemia.
Do ManchetePB