Uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que põe fim ao voto secreto nas votações foi aprovada nesta quarta-feira (9) na Assembleia Legislativa da Paraíba. O texto aprovado manteve, no entanto, o sigilo nos casos de processo de cassação de mandato parlamentar.
Com a aprovação, as votações abertas passam a acontecer em análises de veto do governador e em pedidos de intervenção nos municípios. O texto aprovado foi resultado da mistura de três matérias que tramitavam na Casa.
A aprovação aconteceu depois de três horas de debates e cada ponto foi votado separadamente e após a aprovação em primeiro turno, foi aberta uma sessão extraordinária para a votação em segundo turno.
O líder da bancada de oposição, Renato Gadelha (PSC), liberou os deputados do grupo para votarem como bem entendessem nos três pontos. Já o líder do governo, Hervázio Bezerra (PSB), recomendou que os parlamentares votassem a favor do voto aberto nos casos de intervenção e vetos e contra para cassações de mandato. A decisão pelo sigilo no último caso foi aprovada por 19 votos contra 13.
Do G1 Paraíba