Na noite desta segunda-feira, a Fifa divulgou a lista dos 23 melhores jogadores do mundo em 2015 e que estão concorrendo ao prêmio de Bola de Ouro da entidade. Entre os brasileiros, somente Neymar está entre os selecionados. Como concorrentes, o craque da seleção do Brasil e do Barcelona terá como concorrentes outros grandes nomes do clube catalão como Messi, Suárez, Iniesta, Rakitic e Mascherano, bem como do português Cristiano Ronaldo, atual melhor jogador do mundo (assista ao vídeo).
Os 23 selecionados para a fase final da disputa foram escolhidos por especialistas do Comitê de Futebol da Fifa e por um grupo de jornalistas da revista France Football. A partir dessa lista, técnicos, capitães e jornalistas de cada país filiado à Fifa votarão para decidir o melhor jogador do mundo em 2015. Em dezembro, os três finalistas serão selecionados.
O Chile, atual campeão da Copa América, tem dois representantes no Top 23. Já a Alemanha, campeã Mundial, e a Argentina, vice, possuem três jogadores cada. Entre os clubes, a equipe que mais possui jogadores indicados ao prêmio de melhor do mundo é o Barcelona, com seis atletas. Real Madrid e Bayern de Munique têm cinco jogadores cada. O líder do Campeonato Inglês Manchester City possui três atletas na lista.
No dia 11 de janeiro de 2016, em Zurique, na Suíça, sede da Fifa, será anunciado ao mundo o nome do grande vencedor do prêmio. Desde 2008, somente Lionel Messi, do Barcelona, e Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, que conquistaram o prêmio. Apesar do argentino estar bem cotado por causa da tríplice coroa europeia (Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Liga dos Campeões), o craque português promete entrar forte na disputa, agora que se tornou o maior artilheiro da equipe de Madri.
Na tradicional Fifa Gala, também serão anunciados, como de costume, o melhor treinador do ano, a melhor jogadora no futebol feminino, o vencedor do Prêmio Puskás – dedicado ao gol mais bonito do ano – e os membros da seleção de 2015, elaborada através dos votos sindicato dos jogadores, o FifPro. Será a primeira edição do evento após o escândalo envolvendo dirigentes do alto escalão da entidade, que veio à tona no fim de maio.
Confira a lista completa (em ordem alfabética):
Alexis Sánchez (Chile/Arsenal)
Andrés Iniesta (Espanha/Barcelona)
Arjen Robben (Holanda/Bayern de Munique)
Arturo Vidal (Chile/Juventus e Bayern de Munique)
Cristiano Ronaldo (Portugal/Real Madrid)
Eden Hazard (Bélgica/Chelsea)
Gareth Bale (País de Gales/Real Madrid)
Ivan Rakitic (Croácia/Barcelona)
James Rodriguez (Colômbia/Real Madrid)
Javier Mascherano (Argentina/Barcelona)
Karim Benzema (França/Real Madrid)
Kevin De Bruyne (Bélgica/Wolfsburg e Manchester City)
Lionel Messi (Argentina/Barcelona)
Luis Suárez (Uruguai/Barcelona)
Manuel Neuer (Alemanha/Bayern de Munique)
Neymar Jr. (Brasil/Barcelona)
Paul Pogba (França/Juventus)
Robert Lewandowski (Polônia/Bayern de Munique)
Sergio Aguero (Argentina/Manchester City)
Thomas Müller (Alemanha/Bayern de Munique)
Toni Kroos (Alemanha/Real Madrid)
Yaya Touré (Costa do Marfim/Manchester City)
Zlatan Ibrahimovic (Suécia/PSG)
Jorge Sampaoli é único técnico de seleção no Top 10
A Fifa também indicou a lista do 10 melhores técnicos do ano de 2015. Entre os favoritos Pep Guardiola (Bayern de Munique), Luis Enrique (Barcelona) e Diego Simeone (Atlético de Madrid), o argentino Jorge Sampaoli, campeão da Copa América com o Chile é o único na listagem que comanda uma seleção nacional.
Confira a lista completa dos treinadores:
Arsène Wenger (França/Arsenal)
Carlo Ancelotti (Itália/Real Madrid)
Diego Simeone (Argentina/Atlético de Madrid)
Jorge Sampaoli (Argentina/Seleção do Chile)
José Mourinho (Portugal/Chelsea)
Laurent Blanc (França/PSG)
Luis Enrique Martínez (Espanha/Barcelona)
Massimiliano Allegri (Itália/Juventus)
Pep Guardiola (Espanha/Bayern de Munique)
Unai Emery (Espanha/Sevilla)