Antes de ir a campo para o seu sexto clássico contra o Real Madrid, Neymar chegou aos 400 jogos oficiais na carreira ao entrar em campo na última terça-feira, na vitória da Seleção sobre o Peru. Ele atingiu a marca aos 23 anos e 285 dias – para efeito de comparação, Cristiano onaldo e Messi levaram mais tempo para conseguirem tal feito. E, em alguns casos, o brasileiro superou tanto o rival quanto o companheiro de time nos números. Antes do jogão deste sábado pelo Campeonato Espanhol, comparamos o início de carreira dos três protagonistas de Real e Barça, com base nos dados publicados pelo site de estatísticas “O Gol”.
Até chegar aos 400 jogos oficiais (o staff do jogador contabiliza 428, mas isso inclui amistosos e jogos das seleções de base), Neymar marcou 249 gols e venceu 241 confrontos. Aproveitamento melhor, por exemplo, que o de Cristiano Ronaldo, que balançou as redes 154 vezes até chegar a partida de número 400 (aos 24 anos, contra a Hungria, em 2009). Messi demorou mais (só atingiu a marca aos 25 anos, contra a Alemanha, em 2012), porém fez gols até lá: 280.
Confira no gráfico à esquerda outras estatísticas dos primeiros 400 jogos oficiais do trio, todos esperados no clássico deste sábado – a bola rola às 15h15 (de Brasília), no Santiago Bernabéu. Neymar e Cristiano Ronaldo serão titulares, um para cada lado, e Messi corre contra o tempo para se curar de uma grave lesão no joelho e ir a campo.