Uma pessoa entrou em coma e outras cinco foram internadas na França após um problema em um teste clínico, informou a imprensa europeia nesta sexta-feira (15). De acordo com o jornal francês Le Monde, o paciente teve morte cerebral.
O Ministério da Saúde francês disse que o teste foi realizado em um laboratório autorizado perto da cidade de Rennes na quinta-feira (14). Segundo a agência de notícias Reuters, o medicamento que estava sendo testado era uma nova droga do laboratório Bial, maior empresa farmacêutica de Portugal.
O Ministério não informou qual era o propóstio do medicamento, mas disse que os pacientes tinham boa saúde até tomarem o medicamento via oral. “O teste era realizado em um estabelecimento privado especializado em realizar testes clínicos”, disse o ministério.
A imprensa chegou a afirmar que a droga seria um analgésico à base de maconha, mas a ministra da saúde, Marisol Touraine, negou.
A ministra Marisol Touraine classificou o caso como “incidente muito sério” e se encaminhou para o hospital onde as pessoas eram tratadas. Segundo ela, além dos pacientes internados, outras 84 pessoas tomaram o medicamento.
Todos os testes realizados na clínica onde ocorreu o problema foram suspensos. A clínica será inspecionada pela agência francesa responsável pelo desenvolvimento de medicamentos.