Oito praias do litoral paraibano estão impróprias para banho, de acordo com o relatório divulgado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) na sexta-feira (5). Ainda segundo o relatório, outras 48 praias do litoral do Estado podem ser aproveitadas sem preocupação pelos banhistas.
Nesta semana, o destaque é a praia de Manaíra que, segundo o relatório, está imprópria para o banho em toda sua extensão. O motivo que fez com que as praias se tornassem impróprias para o banho não foi divulgado pela Sudema.
As praias consideradas impróprias pelo relatório da Sudema em João Pessoa são: praia do Bessa I, 100 metros à direita e 100 metros à esquerda do final do retão de Manaíra; praia do Bessa II, 100 metros à direita e 100 metros à esquerda do maceió da praia do Bessa; praia de Manaíra, em João Pessoa, em toda sua extensão; praia de Arraial, 100 metros à direita 100 metros à esquerda da desembocadura do rio Cuiá; e praia do Jacarapé.
Já em Cabedelo, a praia considerada imprópria para o banho é praia do Jacaré, localizada no município de Cabedelo, na margem direita do estuário do Rio Paraíba. Em Pitimbu, estão impróprias Acaú/Pontinha, Maceió e Ponta de Coqueiros.
De acordo com a Sudema, as demais estão classificadas como própria à balneabilidade variando entre as categorias, excelente, muito boa e satisfatória.
O órgão recomenda ainda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados
em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.