Em uma ação inédita no Estado da Paraíba e dando cumprimento Lei n 9.430, de 14 de julho de 2011, de autoria do Governador Ricardo Coutinho, que trata da obrigatoriedade das empresas vencedoras de licitações públicas, no âmbito do estado, a reservarem até 5% do total de vagas existentes na contratação de obras e de serviços aos sentenciados.
Reeducandos do Presídio Vicente Claudino Pontes de Guarabira, foram contratados pela empresa CONSTRUDANTAS, a qual foi vencedora no processo de licitação para a construção do projeto “Cidade Madura” na cidade.
Um total de 03 apenados do regime semi-aberto estão trabalhando, com todos os direitos trabalhistas garantidos. O projeto visa a reintegração social dos reeducandos.
O Vicente Claudino através da Gerência de Ressocialização da Secretaria da Administração Penitenciária está fechando ainda uma parceria com a Companhia de Desenvolvimento da Paraíba – CINEP, que trata da contratação de mais 10 reeducandos, os quais irão fazer a limpeza dos terrenos pertencentes ao órgão, tal pactuação também é pioneira na Paraíba e servirá de experimento, para que mais parcerias como esta sejam fechadas nos demais presídios do Estado.
Rafael San