Na próxima segunda, 07 de novembro, a cidade de Caiçara completará 108 anos de emancipação política. Para marcar a data o Grupo Atitude, ONG que desenvolve projetos educacionais e culturais no município, apresentará a programação “Caiçara na Tela”, de 04 a 07 de novembro.
Primeiramente, será realizada e Mostra de Cinema “Rafael de Carvalho, 35 Anos de Saudades”. O ator Rafael de Carvalho (1918-1981) nasceu na cidade e se projetou nacionalmente como um multi-artista. Além de ter sido cordelista, cantor, compositor, militante cultural e político, ele se destacou principalmente pela atuação em várias peças teatrais, programas de humor, cinco novelas (como O Bem-amado, Gabriela e Saramandaia), e 35 filmes. Serão exibidos, na sequência, os filmes “Fogo Morto”, “O Trapalhão na Ilha do Tesouro” e “Eles não Usam Black-tie”. Na ocasião, os visitantes também poderão prestigiar uma exposição da vida e da obra de Rafael.
Jocelino Tomaz, coordenador do Grupo Atitude, há anos reúne obras e objetos de Rafael, visando mostrar sua importância.
A exibição do filme “Fogo Morto” também marca o 40º aniversário da obra, que é uma adaptação do romance do escritor Paraibano José Lins do Rêgo, tida como sua maior obra. As filmagens se deram totalmente na Paraíba, mas cidades de Pilar, Santa Rita, Mamanguape e Areia. Rafael incorpora o Coronel Vitorino “Papa-rabo”, tido como o personagem mais forte de toda o universo de José Lins.
Os filmes serão exibidos gratuitamente no auditório da Fundação Waldemir Miranda, sempre às 19:30.
No sábado, Wills Leal, escritor, jornalista, professor e vice-presidente da Academia Paraibana de Cinema, juntamente com outros membros da instituição, prestigiarão a exposição, os projetos do Grupo Atitude, e o trabalho do jovem Wilton Miranda, que exibe filmes nas ruas de Caiçara.
Na segunda, dia do aniversário da emancipação, será realizada a exibição “Caiçara na TV” com matérias jornalísticas que destacaram a cultura, o esporte, a música e os projetos educacionais da cidade e, em seguida, a projeção fotográfica “108 Anos em 108 Fotos”, uma verdadeira viagem pelo tempo através de imagens que Jocelino Tomaz vem a anos pesquisando.
Eventos paralelos
- Outro evento, este organizado pela ABESFES (Associação Beneficente “Severino Félix da Silva”), ocorrerá na “Granja dos Promotores”, em Água Fria, João Pessoa, será o 12º Encontro dos Filhos e Amigos de Caiçara, no próximo sábado às 22h.
- Durante o mês de novembro ocorrerá também o projeto “Caiçara na Escola”, uma parceria do pesquisador Jocelino Tomaz com a escola municipal “João Alves de Carvalho”, com aulas especiais e pesquisas sobre a cidade em todas as disciplinas.