A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) vai adotar de novas medidas para tornar a Casa mais transparente e facilitar o acesso da população às informações. Uma delas é a disponibilização, a partir de dezembro, por meio eletrônico de todos os requerimentos de autoria dos deputados. As informações são do Correio da Paraíba.
Foi o que anunciou o secretário legislativo, Washington Aquino, durante 3º Workshop em Tecnologia da Informação, promovido pela ALPB, no auditório João Eudes, destinado a servidores do Poder Legislativo estadual. Segundo ele, com essa medida, além de facilitar o acesso da população a produção dos parlamentares, vai possibilitar uma economia de papel e mais celeridade na tramitação processual.
O evento foi aberto pelo secretário administrativo Gilvan Moura Santos. Na ocasião, ele destacou que a informática avança e que as Assembleias Legislativas estão se informatizando, com a aquisição de novos equipamentos e que o presidente da Casa, Adriano Galdino (PSB), vem dando apoio total no desafio de informatizar toda ALPB.
De acordo com Washington Rocha de Aquino, todos os servidores da Casa de Epitácio Pessoa e dos gabinetes dos 36 deputados se emprenharem no processo legislativo eletrônico. Segundo ele, a meta da atual gestão é tornar eletrônicos todos os departamentos e assim evitar uso de papel, por exemplo.
“A questão da sustentabilidade é uma matéria recorrente em qualquer repartição pública ou privada e uma das atitudes tomadas no âmbito da Secretaria Legislativa foi eliminar o uso do papel, hoje nós temos uma economia semanal de 10 resmas de papel. Há ainda o aspecto da transparência, do acesso à informação às matérias que estão tramitando na Casa”, comentou, explicando que os deputados também já têm acesso à tramitação das matérias legislativas através de notebooks instalados no plenário.
O secretário legislativo lembrou ainda o Diário do Poder Legislativo que há três meses é eletrônico, está disponível no portal da Assembleia Legislativa www.al.pb.gov.br. “Qualquer pessoa com acesso à Internet pode dispor das publicações no nosso diário legislativo”.
O evento prossegue hoje com apresentação da dinâmica de uso do Portal Modelo implantado em Assembleias Legislativas e em Câmaras de Vereadores no Brasil; Transparência, Serviço de Informação ao Cidadão; Serviços de Atas Digitais e Vídeo Streamming. O diretor geral do Departamento de Informática da ALPB, Francisco Perigo, informou que a informatização do Poder Legislativo da Paraíba – através do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), já se encontra com mais de 70% concluídos.