O reitor da Universidade Estadual da Paraíba, Rangel Júnior, confirmou que a instituição vai lançar edital para realização de concurso. O edital deve ser lançado até a primeira quinzena de dezembro.
Conforme o reitor, a UEPB tem um déficit de mais de 300 servidores efetivos e um levantamento está sendo concluído e será apresentado ao Conselho Universitário com a proposta de realização de concurso imediato. Entre as áreas com maior carência está o apoio administrativo, auxiliar de biblioteca e técnico laboratorial. Ainda segundo Rangel, por enquanto, há apenas elementos sobre os cargos de Nível Médio, mas quando a divisão administrativa concluir a fase de levantamento, ela deverá identificar as necessidades para os cargos de Nível Superior.
Nos últimos anos, a necessidade aumentou por causa da aposentadoria de funcionários e também da saída de concursados que deixaram a instituição. “Há uma rotatividade muito grande e vários funcionários novos pediram exoneração por terem sido aprovados em outros concursos. Por causa dos problemas financeiros, o salário da UEPB não é mais atrativo como era há cinco anos, então muitos concurseiros acabam fazendo a opção por outros empregos”, disse o reitor.