A Fundação Espaço Cultural da Paraiba (Funesc) emitiu, na tarde desta segunda-feira (18), uma nota em que lamenta o falecimento do poeta, violeiro e cordelista paraibano Ismael Freire, de 95 anos. O artista faleceu em Guarabira, onde residia desde os anos 1940.
Ismael Freire estava em sua residência quando passou mal e foi levado às pressas para o hospital da cidade. Segundo os familiares, ele foi diagnosticado com pneumonia e morreu depois que sua saúde se agravou.
O velório aconteceu na Associação do bairro do Rosário, na Rua Desembargador Pedro Bandeira. O sepultamento foi às 15h, no cemitério velho de Guarabira.
Ismael Freire escreveu folhetos como ‘A Profecia do Velho Mensageiro’, ‘A verdadeira história do meu padrinho Frei Damião’, ‘A morte de Damiana em Lagoa das Velhas’; e ‘O diabo solto no mundo montado na besta fera’.
Em 2018, o artista – nascido em Bananeiras e alfabetizado aos 28 anos de idade – foi indicado para receber o Registro de Mestre das Artes Canhoto da Paraíba, como reconhecimento de sua importância para a cultura paraibana.
Confira a nota da Funesc:
Do ManchetePB