A Superintendência Regional do Trabalho na Paraíba interditou temporariamente o abatedouro da Guaraves, empresa sediada na cidade de Guarabira, após uma auditoria constatar o descumprimento de normas de proteção dos funcionários exigidas em face da pandemia decorrente do Covid 19. A interdição aconteceu nesta segunda-feira (18).
A ação fiscal que resultou na interdição foi coordenada pela Chefe do Setor de Saúde e Segurança do Trabalho, Ana Mércia Vieira Fernandes que afirmou que, em face da pandemia da Covid 19, os trabalhadores precisam realizar suas atividades observando as normas de segurança e saúde.
Na indústria existem cerca de 1.200 trabalhadores, dos quais 200 foram testados para o vírus e 49 deles estavam contaminados.
Segundo o Auditor Fiscal do Trabalho, Nei Alexandre, a indústria não estava cumprindo as exigências de proteção dos empregados em razão da pandemia da Covid 19. “Os trabalhadores não estavam utilizando os EPIs necessários à segurança exigida para o momento. A empresa não estava adotando algumas regras de higienização recomendadas, bem como faltavam aspectos básicos de cumprimento do distanciamento necessário entre os trabalhadores, na atividade”, afirmou
Ainda de acordo com os fiscais, a empresa não conseguiu executar um plano de vigilância epidemiológica que fosse capaz de detectar de forma precoce os casos de adoecimento ocorridos no local nem adequou de maneira eficaz seu ambiente de trabalho de forma a garantir um distanciamento seguro entre os trabalhadores e que evitasse aglomerações.