O município de Caruaru, no Agreste pernambucano, registrou, na manhã desta quinta-feira (9), um terremoto de magnitude 1.9 na escala Richter. Segundo o professor titular do Departamento de Geofísica e coordenador do laboratório sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Anderson Nascimento, o tremor de terra ocorreu no Alto do Moura, um dos cartões postais da cidade, e é comum. “Eventos sísmicos como esse e como outros que a gente teve ao longo da década, são razoavelmente comuns no Agreste pernambucano”, comentou.
O terremoto foi registrado pela Estação Sismográfica Brasileira, operada pela UFRN, e, segundo o professor, pode ser explicado pela reativação de uma reativação geológica. “Esses terremotos são devidos a reativação do alinhamento Pernambuco, que é uma grande estrutura geológica, que ocorre que está sendo reativada nessas porções do Agreste”, disse. “Trata-se de um fenômeno natural e, portanto, geológico”, completou.
A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) informou que está acompanhando a situação junto ao município de Caruaru. Por meio da Codecipe, o coordenador de Defesa Civil da cidade relatou que o tremor não chegou a ser sentido pelos moradores e não causou danos.
Tremores recentes