Os diretores da CONACS – Confederação Nacional dos Agentes de Saúde estão implacáveis em Brasília. A semana de 23 a 27/08 foi destaque nas ações da Confederação, mantendo o foco nas pautas prioritárias dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, além dos novos desafios que tem surgido.
A reunião com o ministro e a CONACS, estebeleceram passo decisivo na garantia do reajuste do Piso Nacional de R$ 2.200 reais.
A diretoria da CONACS e seus colaboradores têm de forma insistentemente mantendo-se dentro e fora do Congresso Nacional para ter aprovado a PEC.22 /11 com apensamento da PEC 14/21 ou separadas.
A reunião com o ministro da Saúde Marcelo Queiroga e com o vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo, que, segundo informações repassadas pela Confederação, já se comprometeu em articular junto ao plenário para derrubar o veto, e com o presidente da frente parlamentar, Dep. Hildo Rocha MDB/MA, formaram os destaques de grande relevância da semana.
Para o Dep. Hildo, o veto na LDO pelo presidente da República, não se sustenta, ou seja, é inconsistentes, não há justificativa convincente, e assegura que a categoria tem condições suficiente para o convencimento dos parlamentares para a derrubada do veto em uma única votação.
Não obstante a isto, a CONACS também articula com parlamentares nas bases com destaque também para o Rio de Janeiro e para o estado da Bahia com a presença da presidente Ilda Angélica, em diversos municípios baianos, agregando os gestores locais e aproximando a categoria do poder executivo, legislativo e judiciário. Uma mudança radical de metodologia de ação, que deve produzir frutos a curto prazo.
Além de comemorar com apoio da SESAB – Secretaria de Estado da Saúde/BA um grande evento alusivo ao 30 anos do PACS.
E para encerrar os trabalhos da semana, a CONACS reuniu seus diretores de forma virtual para traçarem as metas e estratégias de ações para os próximos dias.
Na certeza de que todas as conquistas vitoriosas das categorias ACS/ACE sempre foram desafiadoras e propostas para Deus encaminha-las sobre sua proteção, e estas não serão diferentes porque: “A UNIAO FAZ A FORÇA”.
Do ManchetePB
com Conexão Notícia