
Agentes penitenciários do Presídio Regional Vicente Claudino, em Guarabira, encontraram dois celulares dentro de uma Bíblia durante revista de rotina no fim da tarde desta terça-feira (09). De acordo com a direção da unidade, os aparelhos foram encontrados na cela cinco do pavilhão 2, onde há doze detentos. Ainda não se sabe a quem pertence o material apreendido.
Segundo Charles Mota, diretor do presídio, os agentes realizavam revistas em duas celas, quando em uma delas foram encontrados os objetos. “Aqui no presídio nós realizamos uma inspeção completa em duas ou três celas diferentes todos os dias. Durante a inspeção da terça, os agentes encontraram a bíblia e estranharam o peso. Ao abrir, encontraram os aparelhos”, disse. As páginas da bíblia foram recortadas de forma a ocultar completamente os celulares quando o livro estivesse fechado.
Ele explicou que bíblias entram na unidade através da Pastoral Carcerária, entidade da Igreja Católica que atua nos presídios e distribuí os livros, e por parentes dos presos quando vão realizar visitas, no entanto, Mota afirmou que todo o material é previamente revistado.
Ainda conforme Charles, foi instaurado um processo de sindicância investigatória para apurar o caso e os celulares serão entregues à Polícia Civil. Como medida punitiva, os detentos da cela 5 ficarão sem receber visitas durante um mês.