O aluno Antônio Gomes da Silva Júnior, da Escola Estadual Professor José Soares de Carvalho, da cidade de Guarabira, representará a Paraíba em Brasília no Programa Jovem Senador 2015. O estudante foi classificado com a redação “O grito por ordem e progresso”. Este ano, o Jovem Senador mobilizou mais de 267 mil alunos matriculados no Ensino Médio de escolas públicas estaduais em todo o país, com até 19 anos.
O Senado divulgou na quarta-feira (07) o resultado do 8º Concurso de Redação do Senado Federal com o tema “Participação política: no Parlamento, nas ruas e nas redes sociais”. Os 27 alunos selecionados, um de cada unidade da Federação, atuarão como jovens senadores em Brasília, no próximo mês de novembro.
A comissão julgadora do Jovem Senador 2015 se reuniu no Senado Federal e escolheu os três melhores textos do país entre um universo de 84.769 redações apresentadas ao projeto nesta edição. O grupo foi composto por um representante do Ministério da Educação (MEC), Sueli Mello, um do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), Fábio Pereira de Souza e pelos seguintes servidores do Senado Federal: Alexandre Dantas de Oliveira e Elton Edmundo Polveiro Júnior pela Consultoria Legislativa, Débora Silva Barroso Pais e Ana Alba pelo Instituto Legislativo Brasileiro e Rogério Viana Bernardes pela Secretaria-Geral da Mesa.
A estudante Mariana Souto Pimenta, de Minas Gerais, venceu esta edição do certame com a redação “Democracia Científica”. O segundo e o terceiro lugar ficaram, respectivamente, com Eduarda Moura Pinheiro, do Acre, e Maria Clara Prado Bezerra Nogueira, de Sergipe.
Nesta edição, os professores orientadores das redações selecionadas serão premiados com uma viagem à Brasília e acompanharão seus alunos participando de uma programação específica na capital. Ao todo, o Jovem Senador contou diretamente com o apoio de 6.045 professores orientadores.
Os primeiros colocados nacionais foram escolhidos num universo de 27 redações, uma por unidade da Federação. Os textos passaram por duas seleções: uma na escola e outra na Secretaria de Educação do Estado e do Distrito Federal.
O diretor e um professor da Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza, de Passos, Minas Gerais, também virão a Brasília para receber quatro computadores desktops de uso coletivo da instituição. A Escola Estadual de Ensino e Médio Craveiro Costa, da cidade de Cruzeiro do Sul, Acre, e o Colégio Estadual Atheneu Sergipense, da cidade de Aracaju, Sergipe, também serão premiados, respectivamente, com dois e um desktop(s), respectivamente, para uso coletivo.
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 17 de novembro no Senado Federal. A legislatura tem início com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa e se encerra com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.