Após 13 dias internada com sintomas do novo coronavírus, a paraibana Maria José Bastos, de cem anos, teve alta na última quinta (4) no Rio de Janeiro.
No final do mês de maio, Maria José e o filho com quem ela morava, Antônio, começaram a sentir alguns dos sintomas da Covid-19. Ambos foram levados pelo Samu até uma unidade de pronto-atendimento na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. A centenária precisou ser internada e foi levada ao Hospital Universitário Pedro Ernesto, na zona norte, no último dia 23.
Embora tenha necessitado de oxigênio, ela não foi intubada. A senhora saiu do hospital na tarde de quinta (4) sob aplausos da equipe que cuidou dela. Antônio, porém, não resistiu e morreu no domingo (31).
Maria josé nasceu em Campina Grande, na Paraíba, e teve 22 filhos, dos quais 13 chegaram à vida adulta. Segundo Expedita da Silva Santos, uma de suas filhas, hoje eles são em dez, sete mulheres e três homens.
Após morar ao longo de mais de 20 anos com Antônio, por quem perguntou ao deixar o hospital, Maria José agora foi viver com outro filho, Benedito.
Viúva do primeiro marido ainda na casa dos 40, ela casou-se de novo depois dos 70 anos.
Com 65 netos, bisnetos e tataranetos, ela celebrou cem anos em dezembro do ano passado, com uma festa cheia de gente.
Da Folha de São Paulo