A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) recebeu Moção de Aplausos da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), na pessoa do tenente-coronel Sérgio Fonseca, secretário da Administração Penitenciária, aos policiais penais e toda sua equipe, pelos relevantes trabalhos desenvolvidos no combate à propagação do novo coronavírus (Covid-19) entre a população privada de liberdade. As medidas preventivas também beneficiam os policiais penais e demais servidores da Seap.

O secretário Sérgio Fonseca, em nome de todos que fazem a Seap, agradeceu aos parlamentares pelo reconhecimento à eficácia do Plano de Contingência à Covid-19 em execução desde o mês de março, com produção de máscaras, saneantes, higienização das unidades prisionais, a criação da Central Seap Covid, dentre inúmeras medidas.

O requerimento de Moção de Aplausos à Seap é de autoria do deputado João Bosco Carneiro Júnior e foi aprovado pelos deputados em sessão remota. Nos anais da Casa de Epitácio Pessoa a matéria consta como aprovada e está localizada na Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Na justificativa do requerimento o parlamentar destaca que “a Secretaria de Administração Penitenciária, que tem a frente o secretário Tenente Coronel Sérgio Fonseca, vem desenvolvendo um trabalho de excelência para evitar a disseminação e o contágio em massa, nos presídios paraibanos. Além das medidas e protocolos exigidos e recomendados pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da saúde, a Secretaria realiza, paralelamente, relevantes projetos e cuidados, no que tange à proteção e saúde dos envolvidos no sistema prisional. Tão relevante tem sido o trabalho que os números de infectados (entre profissionais e reeducandos) é baixo”.

Várias ações desenvolvidas no combate ao avanço da doença são realizadas nos presídios foram elencadas pelo parlamentar aos colegas deputados, a exemplo da confecção de máscaras, existência de equipe multiprofissional para dar suporte aos policiais penais que necessitam, a higienização e desinfecção dos ambientes, e há um setor específico para acolher os reeducandos acometidos da COVID-19. Por fim o deputado João Bosco Carneiro Júnior enfatizou que a Secretaria já trabalha há dois anos no seu Planejamento Estratégico para os próximos 10 anos, e dentro dessas ações implementou o Plano de Contingência à Covid-19.

Rafael San – ManchetePB