Em parceria com a Funarte (Fundação Nacional das Artes), Fic (Fundo de Investimento à Cultura Augusto dos Anjos, da Paraíba) – a Prefeitura de Bananeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo abre na noite desta sexta-feira, 09 de outubro, às 19h30, no Espaço Cultural Oscar de Castro, a exposição “Negrargila: A Arte Que Nasce do Barro”, do artesão Sérgio da Silva Teófilo, da Comunidade Quilombola Cruz da Menina, do município de Dona Inês, a 155 km de João Pessoa.
Peças variadas em cerâmica, como pratos e panelas, e ainda esculturas inspiradas nos animais e na paisagem do agreste paraibano, estarão expostas.
O projeto em argila, de Sérgio Teófilo fica à mostra em Bananeiras até 23 de outubro, quando segue em itinerança para a cidade de Dona Inês, onde ficará em exposição de 6 a 27 de novembro.
O artesão já participou das principais feiras do País como; Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Fenafra), expôs sua arte em salões de artesanato promovidos pelo Governo da Paraíba, em João Pessoa e em Campina Grande e suas peças são encontradas em outros grandes eventos.
Herança dos antepassados
Sérgio herdou do bisavô e do pai José Francisco Teófilo, a tradição de transformar a argila em utensílios domésticos e em arte, e, assim como seus antepassados, vende o que cria na feira livre do município de 10 mil habitantes. A produção é queimada em um pequeno forno a gás, adquirido com recursos próprios, que alcança até 850 graus e tem capacidade para até 120 peças pequenas a cada vez.
Sérgio se dedica ao trabalho com a argila, coletada na própria comunidade.