Praia de Manaíra, em João Pessoa, está imprópria para o banho (Foto: Krystine Carneiro)

Os banhistas devem evitar cinco praias do litoral paraibano neste fim de semana, segundo relatório de balneabilidade divulgado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). As praias a serem evitadas ficam em João Pessoa, Conde, Baía da Traição e Pitimbu.

De acordo com a Sudema, os banhistas devem evitar a praia do Bessa, no trecho que fica de 100 metros à direita até 100 metros à esquerda do maceió da praia do Bessa, a praia de Manaíra, no trecho que fica 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da galeria pluvial no final da Ruy Carneiro, ambas em João Pessoa.

No município do Conde, na Região Metropolitana de João Pessoa, os banhistas devem evitar a praia do Amor, mais precisamente no distrito de Jacumã, nas proximidades da desembocadura do Rio Gurugi. A praia do Forte, no trecho que fica próximo da desembocadura da galeria de água pluvial, no município de Baía da Traição também está imprópria para banho. Já em Pitimbu, deve ser evitada a praia do Maceió, no trecho que fica 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Riacho Engenho Velho.

A Sudema ainda recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.

A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias, por meio de coleta de material para análise nos municípios costeiros do Estado.