O Papa Francisco recebeu em audiência nesta sexta-feira (20), no Vaticano, o bispo da Diocese de Guarabira, Dom Aldemiro Sena dos Santos, durante a visita ad Limina Apostolorum.
Na audiência, o Papa deu um conselho aos bispo, para serem uma presença “como irmãos mais velhos que acompanham, que oram, que participam da vida do seu povo e com o povo de Deus”.
A visita é uma peregrinação a Roma, que acontece a cada cinco anos e significa no liminar, na soleira, nos limites ou estradas das Basílicas dos Apóstolos Pedro e Paulo. Segundo a tradição os bispos diocesanos visitam os sepulcros dos Apóstolos conservados na Cidade de Roma.
No encontro com o Pontífice, os bispos apresentam um relatório sobre o estado pastoral das dioceses e ouvem seus conselhos. A visita ad Limina, para as Igrejas diocesanas é ocasião para consolidar os vínculos de fé, de comunhão e de disciplina com a Igreja de Roma.
Participaram da audiência desta sexta (20), um administrador diocesano do Regional Nordeste 2 da CNBB, e 20 bispos, dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Em entrevista ao Vatican News, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, bispo de Garanhuns, de Pernambuco, e presidente do Regional Nordeste 2, comentou sobre a audiência que durou 2 horas:
“A primeira coisa que o Papa faz é quebrar todos os protocolos e formalidades. Ele nos deixa profundamente à vontade. Não houve discursos. Foi uma sentada para dialogar como irmãos: o Bispo de Roma e os bispos de igrejas particulares no Nordeste do Brasil. Partilhamos a vida, as nossas preocupações. O Papa tem um senso muito claro sobre a realidade que o nosso país vive, tem uma opinião muito clara contra todo tipo de clericalismo – essa cultura do clericalismo que destrói e é perniciosa. Ao mesmo tempo, o Papa nos falou de proximidade de ‘cercania’, proximidade com Deus, proximidade do bispo com o seu clero, proximidade com os outros irmãos bispos e proximidade com o povo. Conversamos sobre catequese e iniciação à vida cristã; o cuidado com os pobres, as consequências da pandemia, a presença dos bispos como irmãos mais velhos que acompanham, que oram, que participam da vida do seu povo e com o povo de Deus. E como o povo de Deus faz a vida cristã acontecer na porção do Povo de Deus que lhe foi confiado. Saímos daqui imensamente felizes, orando pelo Papa e também com a certeza de que o Papa ora por nós.”
Dom Aldemiro Sena é acompanhado na visita ao Vaticano pelo Pe. Felipe José Xavier – Coordenador da Pastoral da Comunicação e Assessor de Comunicação da Diocese de Guarabira – e Pe. Reinaldo Miguel – Representante do Clero, e também participaram da audiência com o Santo Padre.