Os boletins epidemiológicos divulgados pela Prefeitura de Guarabira e Governo do Estado apresentam nova inconsistência no que diz respeito número de casos confirmados do novo coronavírus na cidade. De acordo com a prefeitura, o município tem 313 pessoas com a Covid-19. Já a Secretaria Estadual de Saúde aponta 399 casos.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Guarabira diz que a diferença nos números ocorre porque a “Secretaria Estadual de Saúde passou a computar os dados através do sistema de notificação (e-SUS VE), ou seja, sem fazer a conferência detalhada dos dados, como fora feito antes”.

“Ao realizar a conferência dos nomes, a Secretária Municipal de Saúde constatou a replicação do mesmo nome no sistema por várias vezes, bem como, o acréscimo de números dos laboratórios particulares que também entraram na contabilização, de modo que, hoje, chegamos aos 313 casos confirmados, destes, 101 casos recuperados”, continua a nota.

No sábado (22), o município de Guarabira havia publicado um boletim em que apresentava a cidade com 257 casos, 15 casos a mais que o dia anterior. No entanto, horas depois, a Secretaria apagou a publicação alegando “inconsistência nos números”, tendo em vista que os números da Secretaria Estadual mostravam o município com 354 novos casos, 112 a mais que no dia anterior.

1. Número de casos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde
Levando em consideração o boletim da Secretaria Estadual de Saúde, que no sábado (22) apontou que 312 pessoas foram infectadas, neste domingo (23) cidade registrou 399 casos, o que representa um aumento de 87 casos nas últimas 24 horas.

Com esse aumento expressivo, município ultrapassou Patos e Cabedelo e está ocupando o quarto lugar como cidade com maior número de casos na Paraíba, atrás apenas de Campina Grande, Santa Rita e João Pessoa.

2. Número de casos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde
Levando em consideração o boletim da Secretaria Municipal de Saúde que foi apagado, no sábado (22) o município tinha 257 pessoas infectadas. Neste domingo (23), o número chegou a 313, representando o registro de 56 novos casos nas últimas 24 horas. No que diz respeito ao número de casos suspeitos notificados, até o sábado eram 1.237. Neste domingo, o número subiu e chegou a 1.320 notificações, 83 a mais que o dia anterior.

Confira a nota na íntegra emitida pela SMS:

Boletim Epidemiológico – 23/05/2020.

Prezando pela transparência e com a finalidade de informar à população de Guarabira, se faz necessário falar sobre a discrepância dos dados contidos nos boletins epidemiológicos informados, ontem, pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e pela Secretaria Municipal de Saúde de Guarabira.

O fato acima citado não foi exclusividade do município de Guarabira, como por exemplo, na cidade de Cabedelo, a qual emitiu nota (em anexo, no 2º post) e planilha com dados da 2ª Região de Saúde, com vários municípios, atestando divergências quanto os números destes.

Não é exagero afirmar que fomos todos surpreendidos com a divulgação do boletim da Secretaria Estadual de Saúde. Em Guarabira, enquanto nossa planilha evidenciou 257 casos confirmados o boletim da SES divulgou um total de 354 casos confirmados, gerando uma diferença bastante considerável, razão pela qual, resolvemos suspender a publicação do boletim municipal naquele momento.

A Secretaria Estadual de Saúde, a partir de ontem, passou a computar os dados através do sistema de notificação (e-SUS VE), ou seja, sem fazer a conferência detalhada dos dados, como fora feito antes. Ao realizar a conferência dos nomes, a Secretária Municipal de Saúde constatou a replicação do mesmo nome no sistema por várias vezes, bem como, o acréscimo de números dos laboratórios particulares que também entraram na contabilização, de modo que, hoje, chegamos aos 313 casos confirmados, destes, 101 casos recuperados.

São estes os números reais que divulgamos à população, conferidos minuciosamente, para que toda a nossa cidade esteja bem informada. Não temos o menor motivo para omitir informações, todavia, sempre que observarmos falhas nos dados apresentados por outras entidades que também fazem o controle, estaremos prontos para estabelecer a verdade, com a responsabilidade costumeira da gestão municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Por fim, reforçamos o pedido para que cumpram as recomendações de isolamento e sigam as orientações de higiene, tão importantes para o enfrentamento da COVID-19.

3. Coronavírus na Paraíba
Neste sábado, 23 de maio, a Paraíba registra 626 novos casos de Covid-19 e 10 óbitos confirmados desde a ultima atualização. São 7.508 paraibanos que já contraíram a doença, 2.203 pessoas que já se recuperaram e 258, infelizmente, faleceram. ⁣⁣
⁣⁣
A ocupação de leitos de UTI em todo o estado é de 71%. Se fizermos um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, 86% estão ocupados. A redução na taxa de ocupação na Primeira Macrorregião de Saúde é resultado da abertura de 10 novos leitos no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires. Apenas 42,3% da população seguiu a recomendação de Isolamento Social. ⁣⁣

Do ManchetePB