João Bosco abraçou a campanha Outubro Rosa – Foto: divulgação

O deputado estadual João Bosco Carneiro Júnior, abriu o mês de outubro, colocando toda a estrutura do seu mandato a serviço da campanha de conscientização do câncer de mama.

“Este é um mês muito especial, o outubro rosa. Neste período, precisamos lembrar a importância do autoexame, que propicia o diagnóstico prematuro e aumenta as chances de cura do câncer de mama. Na programação de todo o mês de outubro debateremos e divulgaremos a saúde da mulher como prioridade para a formulação de políticas públicas. O câncer de mama atingiu e atingirá mais de 59 mil pessoas no País nos anos de 2018 e 2019, causando 12 mil mortes por ano no Brasil”, salientou o parlamentar.

Para Bosco Carneiro é fundamental investir e apoiar o fortalecimento do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC) que é o serviço de referência estadual para o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo uterino, oportunizando às mulheres paraibanas a cura do câncer mamário. Em um único local, a mulher tem a oportunidade de realizar todos os exames para o diagnóstico precoce do câncer de mama, desde mastologista; mamografia; ultrassonografia; punção de cisto mamário; biópsia de mama, através de procedimento minimamente invasivo e anatomopatológico (exame que vai confirmar ou não se a lesão é positiva para câncer).

“Todo exame de mamografia e/ou ultrassonografia, feito na Paraíba, que resultou em lesão mamária (nodular) suspeita para câncer, tem atendimento prioritário, não necessitando de protocolos regulatórios, porque deve ser imediata a investigação diagnóstica, através do procedimento PAAG – Punção Aspirativa por Agulha Grossa. Essa rapidez no atendimento faz toda a diferença quando se trata de câncer de mama”, explicou Bosco Carneiro.

Com assessoria