Botafogo-PB e Nacional de Patos entram em campo juntos nesta quarta-feira (10) pela primeira vez em 2019. Como jogaram no mesmo grupo do Campeonato Paraibano, Naça e Belo ainda não se encontraram na competição. Agora, as equipes medem forças no mata-mata do estadual, de onde apenas um dos times sairá vivo e seguirá para a final do torneio. Essa será apenas a segunda partida entre os dois times neste estilo.
Na última vez que os dois clubes se enfrentaram em uma partida que decidia ali algum destino, o triunfo em jogo era uma taça. É que o Alvinegro da Estrela Vermelha e o Canário do Sertão decidiram o Campeonato Paraibano de 1978.
O Botafogo-PB fez a melhor campanha do primeiro turno e encarou o segundo time de melhor campanha daquela fase, que foi o Santa Cruz de Santa Rita. Na decisão, venceu as duas finais: 5 a 0 na ida e 1 a 0 na partida de volta.
O segundo turno era apenas classificatório para o terceiro. O time pessoense novamente foi o líder da fase, mas de nada adiantou. No terceiro turno, o Nacional de Patos foi a equipe que mais pontuou e ganhou o direito de decidir a taça diante do vencedor do primeiro, o Botafogo-PB.
A decisão foi apenas em uma partida. Em João Pessoa, o Botafogo-PB bateu o Canário do Sertão e ficou com a taça de campeão paraibano de 1978.
Nesta quarta-feira, os clubes escrevem mais uma vez uma história desse capítulo, que já atravessa décadas. O primeiro duelo entre os dois times foi em 1965 – vencido pelo Canário por 1 a 0 -, o que dá ao duelo um status de clássico do futebol paraibano.
A partida de ida da semifinal do Campeonato Paraibano está marcada para as 20h30, no Estádio José Cavalcanti, em Patos. O jogo de volta será no domingo (14), às 16h, no Estádio Almeidão, em João Pessoa.
Quem avançar vai enfrentar o Campinense, que venceu o Atlético-PB nos pênaltis e vai a segunda final consecutiva de Paraibano.
ManchetePB, com GE/PB