O francês Renaud Lavillenie era favoritíssimo para vencer a prova do salto com vara masculino. Enquanto todos tentavam saltar 5,65m, o atual campeão olímpico já começava com 5,75m. E não errava nenhum salto. Até 5,98m. Mas no semblante do ex-campeão, era visível o desconforto: o brasileiro Thiago Braz também estava passando por tudo!
Thiago, utilizando uma estratégia vencedora, não saltou a medida de 5,98m, e decidiu partir para a altura de 6,03m, tentando ganhar a medalha de ouro. na 1ª tentativa ele nem sequer passou pelo sarrafo. Na segunda, ele conseguiu superar a marca, algo que nunca havia feito até hoje, e colocou um novo recorde olímpico da prova no placar do Engenhão. Ao francês, restou tentar, mas o ouro tinha que ser brasileiro.
Ao fim do dia, o Brasil ocupou a 16ª colocação no quadro de medalhas, agora com 2 Ouros, 3 Pratas e 4 Bronzes. Mas a terça-feira promete mais medalhas para os brasileiros.
Isaquias Queiroz disputa a final da canoagem 1000m masculino. O brasileiro é o líder do ranking mundial e passou com extrema facilidade pelas eliminatórias, indo direto para a disputa da final sem passar pelas semi-finais. A prova acontece ás 9 da manhã.
E a noite, às 19:15hs, Robson Conceição disputa a final do boxe na categoria Ligeiro até 60ks, contra o francês Sofiane Oumiha. É mais uma grande chance de medalha dourada para o país.