A Cagepa, por meio de sua assessoria de imprensa, respondeu as reclamações dos moradores acerca do aspecto amarelado da água distribuída as cidades de Guarabira, Cuitegi, Araçagi e Pilõezinhos, nos últimos dias. Em nota, a companhia esclareceu tecnicamente o que está ocorrendo e garantiu a potabilidade da água.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) esclarece aos moradores de Guarabira, Cuitegi, Araçagi e Pilõezinhos que a água distribuída nestas cidades atende todos os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

É importante explicar que, com as recentes chuvas que caíram na região, as barragens de Tauá e Araçagi – responsáveis pelo abastecimento destas quatro cidades – acabaram recebendo materiais orgânicos e minerais, que quando confrontados com os produtos químicos utilizados na estação de tratamento, provocaram alteração na cor da água tratada, o que não compromete sua potabilidade.

Vale ressaltar que a Cagepa tem feito intervenções sistemáticas com objetivo de atenuar os efeitos das chuvas, como limpeza dos reservatórios, descargas frequentes nas redes de distribuição e captação de água da superfície das barragens.

Além disso, diariamente, técnicos da Cagepa monitoram a qualidade da água fornecida aos consumidores, desde a estação de tratamento, passando pelos reservatórios, até à rede de distribuição.

Por fim, a Cagepa informa que segue acompanhando eventuais alterações no aspecto da água, objetivando fornecer o melhor produto aos seus consumidores.

Gerência Regional do Brejo

Assessoria de Comunicação e Marketing – Cagepa