A Câmara Municipal de Pedro Régis (CMPR), cidade do litoral norte paraibano, inovou e tem se destacado na região do Vale do Mamanguape com uma gestão mais popular e interativa. Com uma visão mais moderna e dinâmica, a presidência do vereador Erijackson Pessoa (Progressista) tem realizado constantes debates na Casa de Leis, e aberto o espaço para promover audiências públicas sobre assuntos relevantes para a sociedade.

Sempre atentos à pauta, a CMPR realizou na tarde dessa quinta-feira, 28, live com profissionais da saúde para trazer informações e reflexões sobre a campanha Outubro Rosa: mês de conscientização para prevenção ao câncer de mama e colo do útero.

Apresentada pela jornalista Pery Camilo, a live contou com a participação da secretária da Saúde de Pedro Régis, enfermeira Creuza Oliveira, e das enfermeiras Fabiana Ramos e Josilene Ezequiel, palestrantes do dia, que trouxeram dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), e ressaltaram a importância da realização dos exames preventivos. Uma vez que, segundo as profissionais, embora sejam os cânceres de maior incidência nas mulheres, também é o de maior probabilidade de cura, se descoberto no estágio inicial.

“Essa é a Casa do povo. Nesse sentido acreditamos que precisamos cumprir esse papel social abrindo o espaço midiático para se debater assuntos que promovam maior conscientização sobre temas que impactam a nossa vida em sociedade. Só assim promovemos políticas públicas: ouvindo a população e interagindo com as pautas que são mais importantes”, frisou Erijackson.

Em sua fala o presidente fez questão de justificar a ausência da prefeita Michele Ribeiro (Cidadania), que estava em trânsito, voltando de Brasília. “Hoje ela não está aqui, mas  contribui em todas as lives. Mas foi por uma boa causa, ela estava em Brasília buscando recursos para serem investidos na nossa cidade”, disse.

As lives temáticas na CMPR iniciaram em junho com o tema “combate à homofobia”. Em julho o tema foi o “combate à violência contra a mulher”; agosto, “direito das crianças e adolescentes: 31 anos do ECA, setembro, debateu-se a “prevenção ao suicídio” e para o próximo mês, a Casa anuncia o debate sobre “a luta antirracista”, em alusão ao mês da Consciência Negra, que terá como palestrantes a médica Dra Maria, a enfermeira Josilene Ezequiel e o advogado Dr. Elcimar Ezequiel.

Da redação Manchete PB (CMPR)