Os boletins epidemiológicos divulgados pela Prefeitura de Guarabira e Governo do Estado nesta segunda-feira (25) continuam apresentando inconsistência no que diz respeito aos números de casos confirmados do novo coronavírus na cidade. De acordo com a prefeitura, o município tem 346 pessoas com a Covid-19. Já a Secretaria Estadual de Saúde, que no sábado apontava o município com 399 casos e no domingo com 360, diz que o município registrou seis novos infectados, totalizando 366 casos.

Em nota no sábado (23), a Secretaria de Saúde de Guarabira disse que a diferença nos números ocorre porque a “Secretaria Estadual de Saúde passou a computar os dados através do sistema de notificação (e-SUS VE), ou seja, sem fazer a conferência detalhada dos dados, como fora feito antes”.

“Ao realizar a conferência dos nomes, a Secretaria Municipal de Saúde constatou a replicação do mesmo nome no sistema por várias vezes, bem como, o acréscimo de números dos laboratórios particulares que também entraram na contabilização”, continuou a nota.

Nesta segunda (25), em resposta aos questionamentos do ManchetePB, a SES disse que entre o sábado e domingo “houve uma revisão no banco de dados para limpar as duplicidades” e que por isso houve o recuo de 399 para 360 casos. A Secretaria informou também que foi feita uma mudança no sistema e a partir disso só serão validados os casos informados nos sistemas oficiais de notificação, que são o Sivep gripe e E-SUS VE.

1. Número de casos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde
Levando em consideração o boletim da Secretaria Estadual de Saúde, o município de Guarabira já registrou 366 casos confirmados do novo coronavírus, o que corresponde ao registro de seis novos casos nas últimas 24 horas.

Segundo ranking da SES, o município está ocupando o quinto lugar como cidade com maior número de casos na Paraíba, atrás apenas de Patos, Campina Grande, Santa Rita e João Pessoa.

2. Número de casos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde
Nesta segunda (25), o número de casos confirmados da Covid-19 chegou a 346, representando um registro de 7 novos casos nas últimas 24 horas. No que diz respeito ao número de casos suspeitos notificados, a cidade tem 1.427. Além disso, 122 pessoas já se recuperaram e outras 400 tiveram resultado negativo para Covid-19.

O município também registrou mais um óbito, totalizando 4. Trata-se de uma mulher de 68 anos, com neoplasia pulmonar associada. A vítima foi atendida em serviço público de saúde e teve seu exame realizado em 22/05, testando positivo para Covid-19.

3. Coronavírus na Paraíba
A Paraíba registra 193 novos casos de Covid-19 e 7 óbitos confirmados desde a ultima atualização. São 8.016 paraibanos que já contraíram a doença, 2.284 pessoas que já se recuperaram e 279, infelizmente, faleceram. ⁣⁣

A ocupação de leitos de UTI em todo o estado é de 76%. Se fizermos um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, 88% estão ocupados. Neste Domingo, 54% da população seguiu a recomendação de Isolamento Social. ⁣⁣

A SES chama atenção para o baixo número de notificações realizadas durante o fim de semana, uma vez que a redução dos casos não reflete a realidade epidemiológica, tendo alteração na quantidade de casos em apenas 31 municípios. ⁣⁣

Do ManchetePB