A primeira coletiva do presidente da Fifa, Joseph Blatter, depois que ele anunciou que deixaria a presidência da entidade foi interrompida por uma chuva de dinheiro sobre ele. Antes de ser contido por seguranças, o comediante inglês Simon Brodkin fez um protesto contra os escândalos de corrupção no futebol mundial. Conhecido na Inglaterra por fazer o personagem Lee Nelson, Brodkin invadiu a sala segundos antes de Blatter começar a falar e colocou um bolo de notas falsas de dólar em cima da mesa, em frente ao dirigente suíço.
– Isso é para a Coreia do Norte-2026 – disse o ator, fazendo uma brincadeira com as denúncias de irregularidades na escolha da sede da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.
Diante de um Blatter perplexo e furioso, que começou a chamar os seguranças, Brodkin ainda jogou outro bolo de notas para o alto, e elas caíram em cima do dirigente. Na sequência, foi retirado pelos seguranças.
Irritado e um tanto assustado, Blatter deixou o local e disse que voltaria depois para iniciar a coletiva.
– Precisamos limpar isso aqui antes, ou não serei capaz de falar sobre futebol. Voltarei em alguns minutos – afirmou.
Quando retornou, Blatter pediu desculpas pelo protesto e chamou o manifestante de “mal-educado”.
– Lamento o que aconteceu na minha entrada aqui. A minha mãe diria, é apenas falta de educação. Você nunca sabe quais são os limites no futebol.
A coletiva foi anunciada para que Blatter pudesse falar sobre as reformas após o escândalo de corrupção que atingiu a entidade. Blatter estava acompanhado de Nicolas Maingot, novo chefe de comunicação da Fifa. Mais cedo, a entidade anunciou que a nova eleição presidencial será no dia 26 de fevereiro do ano que vem, e Blatter garantiu que não concorrerá.
Do O Globo