O Comitê Rio 2016 exibiu nesta terça-feira (14), pela primeira vez, as imagens das medalhas que serão distribuídas aos atletas vencedores das competições da Olimpíada e Paralimpíada que acontece em agosto.
A apresentação das medalhas aconteceu no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, um dos principais palcos das competições.
Também foram divulgados detalhes sobre as cerimônias de premiação dos eventos. Tradicionalmente, as cerimônias sempre contam com algum detalhe que faz referência ao país-sede ou à história do próprio evento.
Estiveram presentes no evento o ministro dos Esportes, Leonardo Picciani, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e do comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach.
Alguns atletas e ex-atletas que fizeram parte da história brasileira na Olimpíada também prestigiaram o evento, como Janete, do basquete, dona de duas medalhas olímpicas.
O evento também foi acompanhado por estudantes de escolas municipais, que aplaudiram a presença dos atletas.
Material reciclado
As medalhas tiveram como marca a sustentabilidade. Com as tradicionais referências às vitórias, elas foram feitas com pelo menos 30% de ouro e prata reciclados. O ouro é isento de mercúrio e as fitas foram tecidas com base em fios de garrafas pet reciclados.
Todos os estojos onde elas são guardadas têm certificado de produção em área de manejo ambiental. Mais de 40% de todo o cobre usado nas medalhas também veio de recursos industriais reciclados.
Atletas paralímpicos ganham guizos
As medalhas paralímpicas, pela primeira vez, receberam guizos ao serem chacoalhadas. Para que os deficientes possam sentir a conquista. Todas as medalhas foram produzidas pela Casa da Moeda.
“É uma honra participar da maior festa do esporte do mundo e poder significar algo único na vida de tantos atletas que estarão aqui. Nossos profissionais se empenharam para fazer desta celebração como algo único. Mais de 30% da prata e do ouro foram reciclados e são livres de mercúrio. As fitas foram produzidas com pet. É uma inovação ambientalmente sustentável. Foram projetadas e cunhadas por brasileiros”, fez questão de ressaltar Lara Caracciolo Amorelli, presidente interina da Casa da Moeda.
As roupas dos voluntários que participarão da entrega de medalhas remete à informalidade da cidade.
Lema da Olimpíada
O lema da Olimpíada no Rio de Janeiro foi anunciado também na cerimônia e será: “Rio 2016 – um mundo novo”
“O Brasil e o Rio de Janeiro trabalharam para serem melhores após os Jogos Olímpicos. E isso é para todos vocês, crianças, cariocas e todos que moram aqui”, disse Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional.
Do G1