O deputado estadual Capitão Assumção (PSL-ES) publicou uma foto de sua filha menor de idade, vestindo uniforme escolar, segurando uma arma de fogo em suas redes sociais. Na postagem, ele escreveu “Ensinando às nossas filhas o verdadeiro empoderamento. Nunca será feminazi”.
Internautas denunciaram a atitude. De acordo com o artigo 242 da lei nº 8.069, vender, fornecer ainda que gratuitamente ou entregar, arma, munição ou explosivo a uma criança ou a um adolescente é crime, como prevê o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). A pena é de 3 a 6 anos de reclusão.
Horas depois, a publicação com a foto da criança foi apagado, mas o deputado voltou a comentar o assunto em uma nova publicação. “Vai ter criança empunhando arma sim!! Aprendam a respeitar as opiniões. Chega de marxismo cultural no Brasil”, escreveu.
O Sindicato dos Advogados do Espírito Santo (Sindiadvogados) pediu a autoridades de Proteção e Defesa dos Direitos da Criança que tomem as medidas necessárias.
“Empoderamento nunca terá relação com violência, tampouco com a exposição e uso de armas de fogo por crianças”, diz a nota.