Deda Claudino ao lado de Tirulipa, em Fortaleza (CE).

José Claudino Alves é Deda – o mesmo garoto que deixou a zona rural de Guarabira ao entender que receptores e antenas nos aproximam de sonhos. Aquele mesmo jovem que descobriu que não importa o tamanho, o sonho fica sempre mais próximo quando alimentado pelo sol.

Antes de saber que o sol distribuía vitamina “D”, Deda viu nele o “D” de desenvolvimento e não foi qualquer desenvolvimento, foi sobretudo o sustentável.

O menino que velou muito sol no Sítio Maciel, agora desponta para iluminar com raios de esperança o Nordeste brasileiro. Basta ver a ousada parceria com o humorista Tirulipa, o mesmo filho de Tiririca que se tornou um dos maiores influenciadores digitais do país. Detalhe: Deda e Tirulipa não querem fazer ‘graça’, a brincadeira deles é bastante séria. Eles trabalham para fazer a Centrysol – instalada em Guarabria – a maior distribuidora de energia solar do nordeste. A meta é ousada? Claro que é! Se não fosse assim Deda estaria traindo sua essência de visionário.

Quer mais? A sua empresa acabou de inaugurar um centro de treinamento para integradores de energia solar, são agentes de venda e distribuição do produto. A primeira turma já está em campo.

Não bastasse tanta coisa boa ao mesmo tempo, ele trabalha junto a Sudene e Prefeitura, para instalar em Guarabira uma fábrica de placas solares. Se concretizar esse projeto, a cidade se tornará referência no seguimento. O que hoje é trazido da China pode se tornar Made in Guarabira – um negócio para nenhum chinês botar defeito.

Que não falte energia, que não falte sol, que não falte Deda!

Rafael San