A Escola Municipal José Amâncio Ramalho, do município de Borborema, fará parte de um dos cenários que será destaque no longa-metragem “Vida entre Folhas”, dirigido por Sílvio Toledo, e que contará uma história de sonhos e superação de uma senhora de 59 anos, que tem sua vida transformada por meio da educação.
A secretária de educação Elis Patrícia e a prefeita Gilene Cândido receberam a equipe que está produzindo o longa-metragem e externaram a alegria de poder vê o município de Borborema ser um dos cenários que contará essa grande história de emoção, sonho e superação do analfabetismo. “Foi uma honra receber a equipe do diretor Sílvio Toledo e saber que a Prefeitura de Borborema apoia esse trabalho por compreender que é mais uma forma de divulgarmos a nossa maravilhosa e querida Borborema” – escreveu Elis Patrícia em sua página do facebook.
Vários artistas renomados farão parte do longa-metragem “Vida entre Folhas”, dentre eles estão atores como Oscar Magrini, que já atuou em: O Rei do Gado, Sinhá Moça, Malhação, Aventuras do Didi, Rainha da Sucata, Torre de Babel, entre tantos trabalhos em várias emissoras nacionais. Outro destaque de “Vida entre Folhas” é o ator paraibano Beto Quirino, que participou do filme Assalto ao Banco Central; e da novela da Rede Globo, Babilônia. Outro nome que fará parte do elenco é o do ator Paulo Cintura, que participou de “Tudo em Cima”, da Rede Bandeirantes; “O Outro” e “Escolinha do Professor Raimundo”, da Rede Globo; “Escolinha do Barulho”, “Escolinha do Gugu” e “Programa do Gugu”, da Rede Record. O cantor Amazan também fará parte do elenco, bem como o digital influencer regional, Luelves Félix, que possui mais de 1,3 milhões de seguidores em sua conta no instagram.
SOBRE O LONGA-METRAGEM “VIDA ENTRE FOLHAS”
Rita é uma senhora de 59 anos que reside na zona rural, em um sítio. Ela é analfabeta. Quando olha as palavras e textos se sente num mundo desconhecido e sem compreensão, mas tem paixão por filmes e histórias orais de fantasia. Após perder sua filha e genro num trágico acidente de carro, Rita juntamente com seu esposo Sebastião serão os responsáveis pela criação de seu neto Miguel. Ela irá aprender a ler e escrever para ter mais condições de ajudar na formação do neto, bem como aprofundar o seu sonho de conhecer e entender mais as histórias fantásticas e maravilhosas dos livros e livretos de cordel, pelas quais é apaixonada. Entre os inesperados desafios que permeiam sua vida e enquanto aprende a ler, ela encontra tempo para vivenciar na imaginação a obra “A Pedra do Meio-Dia” em que identifica os personagens protagonistas com o seu genro Artur e sua filha Isadora. Estes personagens vão ganhar vida na sua imaginação e vão conectar sua história de superação com a derrota do gigante que seria metaforicamente a superação do analfabetismo e da perda do filha e genro. Rita fecha com chave de ouro sua graduação apresentando uma peça escolar com os colegas da classe de alfabetização de adultos, inspirada no cordel.
As filmagens para o longa-metragem estão sendo feitas de 10 a 31 de janeiro de 2021. “Vida entre Folhas” retrata as folhas do campo, as folhas da literatura, o sonho e a superação.
ManchetePB com Assessoria