O notebook trouxe uma série de vantagens para as pessoas desde a sua popularização. Hoje, as máquinas contam com configurações avançadas e permitem o desempenho de várias atividades ao mesmo tempo.
No entanto, algo que poucas pessoas falam é sobre a necessidade e as diferentes formas de desligar o notebook com frequência. Isso vai garantir que seu computador dure anos sem apresentar falhas graves. Claro que isso depende da construção e da qualidade das peças também.
Modo de hibernação do notebook
Você já deve ter se perguntado para que serve o modo de hibernação do notebook presente na área onde desliga o sistema.
O que acontece nesta situação é que o computador será desativado totalmente, mas todos os seus trabalhos continuarão ali quando ele foi ligado novamente. Isso significa que o notebook “hibernou”. Seria como se ele tivesse congelado todo o trabalho e recomeçar tudo de onde parou assim que o sistema for reiniciado.
Essa é uma boa opção para quem está desenvolvendo algum trabalho extenso e que precisará de dias a fio para terminar. Não será preciso resetar tudo sempre que for dormir ou desligar seu aparelho.
Suspensão do sistema: o que é?
Se você está utilizando o seu notebook há muitas horas e sente que ele precisa de um “descanso”, a suspensão serve para isso.
Esse modo tem por finalidade fazer uma pausa nas exigências de processamento do laptop, mas sem desligá-lo. É exatamente o que acontece sempre que você fecha o notebook. Por isso, esta não é uma forma de desligar o computador, mas apenas de dar uma pausa para ele.
Modo real de desligar o notebook
Por fim, vamos falar do modo comum e mais indicado para desligar o notebook. Essa ação limpa completamente a memória e ajuda o PC a parar de trabalhar 100%.
Mesmo que seja seguro usar a suspensão e a hibernação do sistema, desligue o seu notebook com frequência para aumentar a sua vida útil.