Oi povo lindo …

Se você identificou na outra matéria que escrevi, que está com a sua ansiedade num nível elevado e isso permanece a um tempo, é hora de falarmos sobre coisas importantes para tua saúde emocional/mental.
Hoje quero falar sobre o Perfil do Ansioso, veja se faz sentido para você essas características que falarei. E caso você tenha perdido a matéria da semana passada, corre lá e vai conferir para que consiga acompanhar a sequencia de temas e entender os conteúdos posteriores sobre Ansiedade.
Esse sistema de alerta natural ou resposta biológica (a ansiedade) é acionado sempre que queremos tentar controlar nosso cotidiano, sejam situações, lugares ou até pessoas do nosso convívio. O que nos leva a pensar em qual seria o perfil de uma pessoa ansiosa? O que vocês acham?
Vamos verificar que o ansioso é controlador e não é por maldade, mas porque sempre que controlamos ou dominamos alguma coisa ou situação, nos sentimos seguros. Então a tentativa de controle para o ansioso é para se sentir seguro. Porém, como não podemos ter o controle total de nada nem de ninguém vão vir os sintomas de ansiedade, quando não conseguimos controlar situações incertas, e tudo vai se tornar bem ameaçador para nós.
Nem posso deixar de falar queridos leitores sobre a incerteza e indefinição da vida, e do amanhã. E já fazer um convite aos meus ansiosos preferidos de viver-mos um dia de cada vez, só por hoje e manter-nos no presente. O amanhã é incerto, e isso é real pois a única certeza que temos é que vamos morrer um dia, mesmo assim não sabemos o dia, a hora, o local, de quê ou com quem, não é mesmo? Então no fundo não controlamos quase nada, as vezes nem a nós mesmos dependendo da situação.
Sobre a incerteza do amanhã, isso não significa que seja ruim, também pode ser bom sabia? Digo isso pois o ansioso tende a perceber o mundo e o amanhã como perigoso, ruim, e por isso precise estar em constante vigilância, em estado de alerta, ansioso. Um sábio teórico, que não me lembro o nome agora disse que o amanhã é um universo de possibilidades e concordo com ele.
E como se não fosse danosa o suficiente esta característica (a necessidade de CONTROLE), o ansioso além desta necessidade de saber antes, e preocupar-se com as coisas que ainda vão acontecer ou podem acontecer, também é perfeccionista e tem uma autocrítica bem exagerada, já pensou? Tudo tem que sair de acordo com sua expectativa (perfeito como planejou) e no seu tempo, senão ele se critica e se deprime. É por isso que ansiedade e depressão andam bem juntinhas porque quando as coisas não acontecem no seu tempo ele deprime. Fiquemos alertas ainda ao nosso acusador interno, abre o olho.
É pertinente que aceitemos nossa vulnerabilidade e fragilidade como seres humanos (faz parte da nossa condição humana) pois uma das crenças que o ansioso tem é: “… não posso estar doente, logo eu que carrego as cargas de todo mundo, não posso adoecer, todos precisam de mim, da minha força”. Há uma necessidade de desenvolvermos certa humildade para reconhecer nossa falta de controle da vida e das coisas, embora agente goste de pensar que temos total controle de tudo, e por isso ficamos doentes, quando a realidade não é do jeito que fantasiamos.
Olha, é certo que não damos conta de tudo mas podemos fazer o melhor que podemos e entender que se importar com os outros é diferente de carregar estes e suas vidas nas nossas costas, quem cuidará de nós senão nós mesmos? E quem cuidará de você se estiver tão ocupado com a vida e resolução de problemas de todos? Ah … tiro o chapéu par ao nosso Criador que programou nosso corpo e nosso sistema de maneira tão especial e inteligente, nosso corpo se descontrola todo no quadro de ansiedade para nos mostrar que não podemos ter o controle de nada nem de ninguém. Pensa nisso… nossos sintomas é sempre um caminho para nos conhecermos e buscar nossa cura.
Pois é … Estou aqui para te ajudar, me procura. Sou Rônia Galdino, psicóloga e um dia estive no seu lugar, mas isso é algo que contarei na próxima semana. “Bjim” da sua psi Rônia.

Psicóloga Rônia Galdino

Contato: (83) 9 9175-5816