Funcionários do Banco do Brasil e dos Correios na Paraíba paralisam as atividades nesta terça-feira (29) para protestar contra a reorganização institucional que será implementada ao longo do próximo ano e que resultará no fechamento de cinco agências e a transformação de outras 11 em postos de atendimento em várias cidades. O número de fechamento dos Correios não foi anunciado, mas o sindicato fala em mais de duas mil pelo país.
Com a paralisação, os funcionários buscam chamar a atenção da população para o prejuízo que as pessoas terão com o fechamento de agências das duas empresas. Ao todo, mais de 130 servidores do BB cruzarão os braços em João Pessoa, Campina Grande, Aroeiras, Barra de Santa Rosa, Caiçara, Ingá, Jacaraú, Lagoa de Dentro, Salgado de São Félix, Tacima e Umbuzeiro.
Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcus Henriques, será feito um ato público denunciando à sociedade os atos anunciados pelos banqueiros. Ele salientou que esta é uma tentativa de segmentação do serviço, priorizando as pessoas com maior poder aquisitivo e excluindo as menos favorecidas.
“Vamos lutar pela manutenção das agências porque esta atitude irá sobrecarregar outras agências que vão assumir a responsabilidade, sobrecarregar os demais trabalhadores e aumentar o tempo do cliente na espera”, falou Marcus. O sindicato cobra ainda a reabertura de seis agências que tiveram caixas eletrônicos explodidos e não foram reabertas em toda a Paraíba.
O secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos na Paraíba, Empreiteiras e Similares (Sintect-PB), Roosevelt Tavares, disse que todas as agências dos Correios terão os serviços paralisados. Os servidos farão protestos em frente às agências pelo estado.