
A prefeita de Guarabira, Léa Toscano, anunciou nesta segunda-feira (22) uma justa e emocionante homenagem a uma das maiores figuras religiosas da região. O novo anfiteatro, que será construído no Santuário Memorial de Frei Damião, levará o nome do Monsenhor Nicodemos, falecido no último sábado (20).
A iniciativa da gestão municipal reconhece o legado histórico do sacerdote, que não foi apenas uma liderança espiritual para o Brejo paraibano e o Nordeste, mas também um dos grandes idealizadores do próprio monumento ao Frei Damião.
Um legado eternizado
Para a prefeita Léa Toscano, a escolha do nome é uma forma de garantir que as futuras gerações conheçam a importância do religioso para a identidade da cidade.
“Monsenhor Nicodemos dedicou sua vida à evangelização, ao serviço ao próximo e à preservação da história religiosa da nossa cidade. Dar o nome dele a esse anfiteatro é uma homenagem justa e carregada de significado”, afirmou a gestora.
Detalhes da Obra
O equipamento, promete oferecer uma estrutura de ponta para acolher romeiros e visitantes, fortalecendo a economia local e as tradições culturais de Guarabira. Além de ser um marco para o turismo religioso na Rainha do Brejo, a obra conta com investimento de R$ 4.080.000,00. Fruto de recursos da emenda parlamentar do deputado federal Romero Rodrigues, a obra já foi licitada e deve ser iniciada em breve.
Com a construção do anfiteatro, o Memorial Frei Damião consolida sua posição como um dos principais destinos de fé do Nordeste, agora honrando também a memória de quem tanto trabalhou para erguer esse santuário.

Quem foi Monsenhor Nicodemos
Natural de Dona Inês, onde nasceu em 1º de abril de 1957, Monsenhor José Nicodemos era filho de Francisco Adolfo de Sousa e Maria Neusa Rodrigues de Souza.
Iniciou sua caminhada ministerial em 1983, com os ministérios de Leitor e Acólito. Foi ordenado diácono em maio de 1985, em Guarabira, e recebeu a ordenação sacerdotal em fevereiro de 1986, na Catedral da Luz, pelas mãos de Dom Marcelo Pinto Carvalheira. Atuou como vigário paroquial em Pirpirituba, administrador paroquial em Guarabira e Serra da Raiz e, a partir de 1994, foi pároco da Catedral de Nossa Senhora da Luz por 17 anos. Posteriormente, assumiu a Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Alagoa Grande. Atualmente, estava à frente da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Areia.
Entre os principais legados deixados pelo monsenhor estão:
- A idealização e construção do Seminário Diocesano São José, do qual foi o primeiro reitor;
- A administração da Rádio Integração do Brejo, em Bananeiras;
- A implantação de diversas pastorais, como ECC, EJC, ECRI e Bom Pastor
Ele também exerceu, por duas vezes, a Administração Diocesana durante períodos de Sé Vacante, nos anos de 1995 e 2017.
Em Guarabira, uma de suas obras mais marcantes foi a criação do Memorial Frei Damião, que se consolidou como um importante espaço cultural, histórico e religioso para a região.
Do ManchetePB
com Prefeitura de Guarabira


