Parlamentar paraibano na tribuna da Câmara Federal – Foto: assessoria

O deputado federal Gervásio Maia (PSB), que integra a Comissão Mista de Orçamento da Câmara dos Deputados, convidou o ministro da Economia, Paulo Guedes para, em audiência pública, explicar os gastos federais para 2021. Também assinam o documento os deputados Bira do Pindaré (PSB/MA), Felipe Carreras (PSB/PE) e Lídice da Mata (PSB/BA).

De acordo com o parlamentar, além do orçamento para 2021, a Audiência Pública visa debater a retomada do Auxílio Emergencial. “Precisamos garantir orçamento para a área social, tão duramente atacada na pandemia. A presença do ministro da Economia é de fundamental importância para que possamos cobrar do governo investimentos em áreas fundamentais, a exemplo de  saúde e educação”, ressaltou Gervásio.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, estima-se que a pobreza extrema atinja hoje 15% dos brasileiros. Isso significa que a proporção de pessoas vivendo na extrema pobreza no país dobrou em relação a 2019. A pesquisa aponta, ainda, que o fim do auxílio emergencial já levou 2 milhões de brasileiros para a pobreza apenas em janeiro de 2021.

O requerimento, que justifica o convite do ministro da Economia, ressalta o impacto social causado pela pandemia. “As atenções se voltaram para o Estado como único agente capaz de dar o apoio necessário para atravessar a dupla crise [social e econômica]. Para que isso pudesse ser feito, as regras orçamentárias que valem para evitar o descontrole das despesas públicas foram modificadas. Deste modo, precisamos ouvir do Ministro da Economia uma proposta de solução para esse impasse orçamentário, sendo esta Comissão o palco ideal para o necessário debate sobre o tema”, finaliza o documento.

ManchetePB