João Pessoa, Campina Grande, Alagoa Grande e Guarabira promovem oito espetáculos nesta quinta-feira (8), dia de maior programação da Mostra Internacional de Teatro – Paraíba Encena. A data também marca o encerramento do Seminário Internacional de Artes Cênicas, no Espaço Cultural
Três das quatro companhias que João Pessoa recebe na noite desta quinta (8) são estreantes. Após a performance “veterana” de Railson Almeida em “Poema Negro”, de Augusto dos Anjos, às 17h, no Espaço Cultural, a companhia francesa ACT2, da bailarina Catherine Dreyfus, faz o seu début no Teatro Paulo Pontes, às 18h, com o belíssimo “Miravella”, uma poesia visual de cores, formas e fluidez em interação com o elenco.
Às 20h, o Coletivo Tanz, de Campina Grande, é outro a estrear na MIT, com “Terreiro Envergado”, no Teatro Sesi, no Centro, mesmo local para onde o Grupo Panelinha de Teatro, do Ceará, leva “Palíndromo”, às 21h – todos com entrada franca.
Em Campina Grande, o Grupo Peleja, de João Pessoa, abre a programação com a montagem “Anônimo”, no Sesc Centro, às 18h. Às 20h, o Teatro Severino Cabral recebe a trupe espanhola Cia. La Trócola Circo, em “Potted”. Da Cia. Jazztual Teatro, de João Pessoa, a montagem “Os Malefícios do Fumo” invade o belo Teatro Santa Ignez, de Alagoa Grande, às 20h. Também às 20h, o Grupo Sandra Castro Pinedo executa o solo “…Y Prefieres Seguir Durmiendo – Basado en la campana de Julio Ortega”, no Teatro Geraldo Alverga de Guarabira.
Seminário Internacional de Artes Cênicas
Destaque definitivo da programação da MIT, o I Seminário Internacional de Artes Cênicas da Paraíba começou na última segunda (5) e termina nesta quinta (8), com a proposta de abrir o debate em torno dos desafios e saídas por que passa o teatro brasileiro no cenário atual.
Artistas, pesquisadores, críticos, escritores e representantes de órgãos do governo para a cultura participam das mesas, abertas para a inscrição de jornalistas e profissionais ligados à dramaturgia.
As abordagens partem de desde os mecanismos da produção cultural às políticas oficiais de incentivo e patrocínio às mostras, os exemplos bem-sucedidos de edições Brasil afora e o comportamento atual do mercado das artes – tudo traçado por especialistas que detalharam as estratégias de como sobreviver diante da crise e crescente cortes de editais. A agenda, gratuita, envolveu mesas de debates pela manhã e à tarde, no Auditório da Fundação Espaço Cultural (Funesc), em Tambauzinho.
Confira a programação desta quinta-feira:
Seminário Internacional de Artes Cênicas
Dia: 08/10
Tarde/14h – “Processos e Estéticas (Teatro, Dança e Circo)”
A proposta é debater alguns dos processos de pesquisa, investigação, criação colaborativa, estética e dramatúrgica, utilizando como parâmetro espetáculos feitos pelos convidados do seminário e outras referências sobre o fazer artístico.
Participantes: Diocélio Barbosa (idealizador da Mostra Balaio Circense e coordenador de Circo da Funesc), ngela Navarro (professora e coordenadora de Dança da Funesc), Guadalupe Vivanco (diretora e professora da Escuela Nacional Superior de Arte Dramático de Lima, Peru), Alexandre Mate (pesquisador e professor da Unesp).
Espetáculos
João Pessoa
Performance “Poema Negro”, por Railson Almeida
Horário: 17h
Local: Espaço Cultural
Sinopse:
A performance é construída num espaço cênico vazio, onde não há cenário, iluminação ou sonoplastia; todas as imagens são feitas a partir do trabalho corporal do ator, como forma de homenagem ao poeta paraibano Augusto dos Anjos. O repúdio à humanidade e à proximidade com os seres inferiores, a podridão e a filosofia existencial que aparecem em “Eu” são a sua matéria-prima.
Espetáculo “Miravella”
Grupo ACT2 – Catherine Dreyfus (França)
Horário: 18h
Local: Teatro Paulo Pontes, Espaço Cultural
Sinopse:
O espetáculo é uma viagem a um mundo primitivo, onde formas e movimentos nos levam às nossas origens e exploram o lado animal. A dança é matéria vibrante, ritmada e colorida. Musicalidade, poesia e fluidez compõem o trabalho, que é marcado pelo surrealismo misturado à ironia.
Espetáculo “Terreiro Envergado”
Grupo Coletivo Tanz (PB)
Horário: 20h
Local: Teatro Sesi
Sinopse:
O “Terreiro Envergado” foi construído para um espaço urbano do rito passageiro da manifestação do “brinquedo beat” dos intérpretes que, a partir de ações gestuais e jogos propostos, estabelecem brincadeiras constituídas de suas vivências entre vida e arte.
Espetáculo “Palíndromo”
Grupo Panelinha de Teatro (CE)
Horário: 21h
Local: Teatro Sesi
Sinopse:
Baseado na obra “Ovo Apunhalado”, do escritor Caio Fernando Abreu, o espetáculo “Palíndromo” aborda questionamentos acerca da existência física, cognitiva e temporal. Provocações sobre o medo, a frustração e a falsa ideia de esperança e felicidade também são feitas durante a encenação, em que o personagem – interpretado pelo ator Dyego Stefann – acredita que tudo é inalcançável.
Campina Grande
Espetáculo “Anônimo” (PB)
Grupo Peleja (PB)
Horário: 18h
Local: Sesc Centro
Sinopse:
Anônimo é um homem atônito. Vive sozinho, mas não se sente só. Não por demasiado amor-próprio, antes talvez por total falta de emoção. Nada parece comovê-lo. Anônimo não é um “sem nome” – possui um! – embora não se recorde… Mas isso não o aflige, não é uma informação relevante em sua vida. Vida?
Espetáculo “Potted”
Cia. La Trócola Teatro (Espanha)
Horário: 20h
Local: Teatro Severino Cabral
Sinopse:
Partindo da premissa da inovação artística, os quatro membros da companhia unem-se com o interesse de criar um espetáculo único e original, baseados na investigação do espaço, dos objetos, das estruturas e do ritmo.
Alagoa Grande
Espetáculo “Os Malefícios do Fumo” (PB)
Cia. Jazztual Teatro (PB)
Horário: 20h
Local: Teatro Santa Ignez
Sinopse:
Ivan Ivánovitch Niúkhin, homem casado, cuja esposa é dona de um pensionato de mulheres, se prepara para proferir uma palestra sobre os malefícios do fumo. O desconforto psicológico eemocional do personagem é latente. O tédio se instala e o texto parece caminhar para algum lugar. O pathos da consciência de uma vida fracassada permeia toda a peça.
Guarabira
“…Y Prefieres Seguir Durmiendo”
Grupo Sandra Castro Pinedo (Peru)
Horário: 20h
Local: Teatro Geraldo Alverga
Sinopse:
Vor e Rov estão presos em um sino enorme. Um tenta sair, enquanto que o outro se conforma. O que está acontecendo e como se comunicam? Será uma metáfora para a vida moderna?