A cidade de Guarabira, no Agreste paraibano, tem 166 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas nesta sexta-feira (15). O número mostra que em 24 horas o município registrou 21 novos casos.
O município registrou, ainda, a primeira morte por Covid-19. A vítima foi uma uma mulher, identificada como Maria das Dores de Lima. “Dona Dora”, como era popularmente conhecida, tinha 81 anos e era diabética, hipertensa e cardiopata. Ele demonstrou os sintomas no dia 01/05 e estava interna no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa.
Além dos confirmados, a cidade tem 821 casos notificados, 158 descartados, 44 recuperados e 1 óbito, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde. No boletim, a SMS reforça o apelo para a população ficar em casa. “Importante reforçar que as pessoas precisam contribuir com o isolamento social, continuamos a ver algumas aglomerações nos bairros que na medida do possível tem sido contidas pela Polícia Militar, porém é impossível manter todos em casa a força, precisamos de consciência nesse momento de luta contra um inimigo deveras mortal“, diz.
Com os números de casos, o município continua ocupando o sexto lugar como cidade com maior número de casos na Paraíba, atrás apenas de Cabedelo, Patos, Campina Grande, Santa Rita e João Pessoa.
Neste domingo, 17 de maio, a Paraíba registra 284 novos casos de Covid-19 e 11 óbitos confirmados causados pela doença. Assim, a Paraíba atinge 4.347 casos de Covid -19. São 194 vítimas fatais e 1.171 pessoas que já se recuperaram, segundo informações das Secretarias Municipais de Saúde. Dos leitos de UTI para adultos ativados em todo o Estado, 68% estão ocupados. Na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação de UTI para adultos é de 82%. Apenas 45,8% da população seguiram a recomendação de Isolamento Social segundo a Inloco, quando o ideal é de 70%.
Do ManchetePB