A cidade de Guarabira, no Agreste paraibano, tem 184 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas nesta segunda-feira (18). O número mostra que em 24 horas o município registrou 18 novos casos.
O município registrou, ainda, a segunda morte por Covid-19. No domingo (17), a vítima foi uma uma mulher, identificada como Maria das Dores de Lima. “Dona Dora”, como era popularmente conhecida, tinha 81 anos e era diabética, hipertensa e cardiopata. Ele demonstrou os sintomas no dia 01/05 e estava interna no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa. Já nesta segunda, o óbito foi de um homem de 84 anos, hipertenso. Ele teve os primeiros sintomas em 08/05, foi atendido e internado em hospital público, mas teve o óbito confirmado nesta tarde.
A Secretaria de Saúde informa ainda que há ainda um outro óbito em investigação. Trata-se “de uma senhora que faleceu no domingo com suspeita da Covid-19. Seu exame foi colhido mas ainda não saiu o resultado”, diz o boletim.
Leia também
UPA de Guarabira passa a atender apenas pacientes com sintomas da Covid-19
Sete pessoas são presas por descumprirem isolamento social em Guarabira
Além dos confirmados e dos óbitos, a cidade tem 841 casos notificados, 189 descartados e 55 recuperados, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde. No boletim, a SMS reforça o apelo para a população ficar em casa. “Importante reforçar que as pessoas precisam contribuir com o isolamento social, continuamos a ver algumas aglomerações nos bairros que na medida do possível tem sido contidas pela Polícia Militar, porém é impossível manter todos em casa a força, precisamos de consciência nesse momento de luta contra um inimigo deveras mortal”, diz.
No que tange à distribuição dos casos confirmados por localização, o município tem o bairro do Cordeiro com o maior número de casos: 24, seguido do Centro, com 22, Nordeste I e Novo, com 19 cada. O local com menor número de casos são Tananduba, Lucas Porpino, Itamatay, Escrivão, Dona Adália e Carrasco, todos com 1 caso. Confira todos os bairros com casos na imagem ao lado.
Com os números de casos, o município continua ocupando o sexto lugar como cidade com maior número de casos na Paraíba, atrás apenas de Cabedelo, Patos, Campina Grande, Santa Rita e João Pessoa.
Números na Paraíba
Nesta segunda, 18 de maio, a Paraíba registra novo recorde diário com 439 novos casos de Covid-19. São 4.786 paraibanos que já contrairam a doença, 1.462 já se recuperaram e 207, infelizmente, faleceram. Dos leitos de UTI para adultos ativados em todo o Estado, 74% estão ocupados. Na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação de UTI para adultos é de 88% e em Campina Grande, 83%. Apenas 51% da população seguiu a recomendação de Isolamento Social.
Números no Brasil
Dados do Ministério da Saúde divulgados nesta segunda (18) mostram que o Brasil registrou:
- 16.792 mortes, eram 16.118 no domingo
- Em 24 horas, foram mais 674 novas mortes registradas
- 254.220 casos confirmados, eram 241.080 casos no domingo
- Em 24 horas, foram mais 13.140 casos
De acordo com o ministério, 136.969 pacientes estão em acompanhamento (53,9% do total) e 100.459 estão recuperados (39,5%).
Com a atualização, o Brasil tem mais casos confirmados que o Reino Unido. De acordo com o monitoramento da Universidade Johns Hopkins, o Reino Unido tinha, até 19h45, pouco mais de 247 mil casos. No topo da lista ainda aparecem a Rússia (290 mil) e Estados Unidos (1,5 milhão).
Do ManchetePB