Foram abertas na manhã desta segunda-feira (25), a partir das 10h, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo vai até as 23h59 de 5 de junho. Todo o cadastro para participar da prova é feito pela internet e, ao final, o candidato deve imprimir o boleto para pagar a taxa de R$63.
O edital do Enem trouxe uma nova regra este ano: candidatos que não estiverem matriculados no 3º ano do ensino médio poderão fazer a prova apenas como treinamento. Isto significa que, pelas regras, eles não poderão utilizar a nota para disputar vagas em universidades federais ou estaduais, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou em instituições privadas, a partir dos Programa Universidade para Todos (ProUni) ou mesmo do Fies.
Leia mais:
Travestis e transexuais poderão escolher nome e banheiro no Enem 2015
Enem 2015 será em outubro e inscrições começam em 25 de maio
Aluno que ainda não faz o 3º ano não poderá usar Enem como vestibular
Na prática, a nova regra não trouxe mudanças significativas. Isto porque, formalmente, a lei estabelece que o acesso ao ensino superior só é permitido a quem possui o ensino médio completo. No entanto, o que muitos candidatos faziam é, a partir de um ótimo resultado no Enem, no ao final do 2º ano, solicitar a Justiça a dispensa de cursar a 3ª série e ingressar logo na universidade.
A proibição também vale para quem cursa o ensino médio por meio da educação de jovens e adultos. Será preciso concluir o equivalente ao 3º ano do ensino médio para, caso o candidato consiga pontuação suficiente, possa ocupar uma vaga em instituição pública ou particular. Caso o participante queira usar a nota para fins de certificação, será necessário ter, pelo menos, 18 anos no primeiro dia de prova.
Este ano, as principais informações sobre o exame já foram divulgadas. A prova está marcada para os dias 24 e 25 de outubro. Entre as principais mudanças desta edição, está o fato de que não haverá mais envio de cartão de confirmação (o documento estará disponível na internet), e a prova começará às 13h30, 30 minutos após o fechamento dos portões.