Concretizando os avanços na educação, o município de Logradouro superou em 2019 a meta de 2021 projetada pelo Ministério da Educação (MEC) para os primeiros anos de aprendizagem (até o 5º ano), conforme dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação, nesta terça-feira (15). Além disso, o município também cumpriu a meta estabelecida para os anos finais (9º ano).

O índice avalia o desenvolvimento da educação básica brasileira desde 2005, com uma edição a cada dois anos, com base com base no desempenho dos alunos em português e matemática. O objetivo é levar o Brasil a atingir a mesma média de conteúdo de alunos de países desenvolvidos (OCDE). Em uma escala de zero a 10, a meta é chegar a 6 na média geral, tanto em escolas públicas quanto particulares.

De acordo com o Ideb 2019, o desempenho dos estudantes das séries iniciais do ensino fundamental em Logradouro teve média 5,3. O resultado da avaliação da rede pública municipal de ensino ficou, portanto, bem acima da meta de 4.5. O resultado concretiza o avanço na área, que desde 2013 vem superando as metas estabelecidas pelo MEC.

Nos anos finais, entre alunos da 8ª série/9º ano das escolas municipais, Logradouro também experimentou um salto, passando de 4,3 em 2017 para 4.4 em 2019, o que representa que o município cumpriu a meta projetada do MEC para o ano. Além disso, desde 2015 que o município atinge e/ou supera as metas projetadas.

A secretária de Educação de Logradouro, Anabeth Duarte, atribuiu os ótimos índices obtidos nos últimos anos pelo município ao trabalho constante da gestão, que tem compromisso com a área e que entende a importância de investir na mesma. “Recebemos os resultados com bastante serenidade e com a consciência de que o trabalho para mantermos esses números deve ser mantido no mesmo ritmo”, disse.

Anabeth também destaca a fundamental importância dos profissionais da Educação e dos pais. “Educação não se faz sozinho. Meu agradecimento a toda equipe de professores, gestores, coordenadores, pais e, principalmente, aos nossos alunos e alunas pelo resultado exitoso. Sem dúvidas, tudo isso é consequência de um trabalho sério e comprometido com a promoção de uma educação de qualidade”, enfatiza.