O esquema de segurança para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 vai contar com 1.400 policiais militares e 300 viaturas. O efetivo irá atuar na escolta das provas e cadernos de questões, assim como no policiamento dos 478 locais de prova nas 51 cidades onde o Enem será realizado. O plano de segurança foi divulgado nesta terça-feira (18).
As provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro, mas a operação Enem/2016 da Polícia Militar acontece do dia 4 até o dia 7 por causa das escoltas dos carros dos Correios que vão transportar as provas das unidades centralizadoras (em João Pessoa e Campina Grande) para as unidades distribuidoras, que ficam nas cidades onde acontecem os exames.
O coordenador de planejamento da Polícia Militar, tenente coronel Montgomery Silva, disse que a corporação está pronta para a operação. “Estamos prontos para garantir o sigilo e a segurança na aplicação das provas do Enem/2016 aqui na Paraíba, no que compete a Polícia Militar, através da escolta das provas e do policiamento nos locais. Durante os últimos meses, participamos de várias reuniões de alinhamento da estratégia de segurança em Salvador, São Paulo e Brasília, o que serviu para construir nosso planejamento”, disse.
A PM acompanhará em tempo real toda a operação no Estado, através de três Centros de Comando e Controle, localizados em João Pessoa, Campina Grande e Patos, dando soluções rápidas a eventuais problemas e ocorrências que possam surgir no decorrer da operação, como também com envio de reforço para as rotas de deslocamento dos carros com as provas e cadernos de questões.
Ainda de acordo com o planejamento, a Polícia Militar vai garantir a segurança em todos os locais de prova e utilizará drones para auxiliar viaturas e motos que vão fazer as rondas nas proximidades desses locais. O objetivo é combater roubos e furtos, já que muitos carros de candidatos ficam estacionados na parte externa, como também coibir a perturbação do sossego (som alto) nas ruas adjacentes.