O Ministério Público fez uma recomendação Administrativa ao prefeito de Guarabira, Marcus Diogo (PSDB), realize a suspensão imediata das feiras livres no município. A recomendação foi feita nesta sexta-feira (29) pela Promotora de Justiça Edivane Saraiva.
Em suas considerações, a promotora menciona o crescente número de infectados e mortes causados pela Covid-19 e a necessidade de implementação de ações preventivas a serem desenvolvidas pela Prefeitura e pela população para conter o aumento dos casos.
Na recomendação, Edivane pede que o prefeito Marcus Diogo promova, por meio de Decreto, a “suspensão imediata da feira livre no município, incluindo a feira do Acarí, que ocorre nos dias de domingo no Bairro do Nordeste, uma vez ser local de grande aglomeração de pessoas, inclusive, vindas de cidades circunvizinhas”.
Até o fechamento desta matéria, às 20h15, o gestor não se posicionou sobre a solicitação do MPPB.
O município de Guarabira, de acordo com boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde desta sexta-feira (29) – que não está em consonância com o da Secretaria Estadual – registrou 529 novos casos confirmados de coronavírus e 7 mortes pela Covid-19.
Edivane Saraiva também foi a promotora responsável pela recomendação, feita no dia 5 de maio, que pedia a revogação dos efeitos do decreto municipal que possibilitava a abertura do comércio local. A recomendação foi atendida pelo Poder Executivo, que por meio do Decreto 080/2020, publicado no Diário Oficial da terça-feira (05/05), determinou o fechamento do comércio não essencial no município.