Morreu em Guarabira, na tarde desta quinta-feira (22), a pedagoga Josefa Diogo de Lima, mais conhecida como Detinha Diogo, aos 79 anos. Ela foi socorrida por uma equipe do Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional de Guarabira, onde veio a óbito, vítima de um ataque fulminante.
O velório acontecerá no ginásio do Colégio da Luz, na Rua Doutor Sales, 166 – no Centro de Guarabira. A partir das 9h30, acontecerá a Missa de Corpo Presente. O sepultamento está programado para 10h30, desta sexta-feira (23), no Cemitério São João Batista, no Centro de Guarabira.
“Sempre busquei novos desafios e experiências. Na vida, é fundamental aprender a ler e a escrever, mas, sobretudo, a viver bem. O segredo está em saber colocar na prática o que se aprenderá na sala de aula”.
– Detinha Diôgo (1935-2015)
Formada em Estudos Sociais, História e Teologia, e ex-funcionária do Banco do Nordeste, era natural da cidade de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, e desde de 1980 atuava como diretora do Centro Educacional Nossa Senhora da Luz, onde foi ex-aluna e professora.
Com grande experiência como educadora e administradora, Detinha Diogo era admirada pela competência e longa trajetória de amor e dedicação ao ensino. Era proprietária, juntamente com os filhos, do Colégio da Luz, patrimônio cultural de Guarabira e conhecido em todo o Estado pela referência no cenário cultural e qualidade no ensino.
A matriarca da família Diogo, foi secretária de educação em Guarabira, no governo de Zenóbio Toscano, em 1980. Detinha Diogo era casada com seu Lima, é mãe do secretário de Infraestrutura de Guarabira, Marcus Diôgo, dos educadores Samuel Diôgo, Rosana Diôgo e do Dr. Moisés Diôgo.
Veja repercussão da morte de Detinha Diogo.
Câmara Municipal de Guarabira:
Em nota, o presidente da Câmara Municipal de Guarabira, Inaldo Júnior, suspendeu a sessão da tarde desta quinta-feira (22).
Prefeitura Municipal de Guarabira:
O prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano, decretou luto oficial de três dias.
Secretaria Municipal de Educação de Guarabira:
Suspendeu as aulas na rede municipal de ensino, nesta sexta-feira (23)
Vereadores de Guarabira:
Emitiram nota de pesar à toda a família pelo falecimento da educadora.
Família Paulino:
A advogada Roberta Paulino, ex-prefeita Fátima, deputado Raniery, empresário Diógenes e o ex-governador Roberto Paulino, emitiram nota de pesar e destacaram a importância de Detinha Diôgo na educação guarabirense.
Zenóbio Toscano, prefeito de Guarabira:
É com imensa tristeza que recebi a notícia da morte da minha amiga pessoal e de longa data Detinha Diôgo.
Este dia ficará marcado na história de Guarabira por esta perda. Dona Detinha não era apenas uma grande educadora, sendo por tantos anos responsável pelo Colégio da Luz, fazendo deste um dos mais conceituados do estado; mas também uma grande mulher, mãe, avó, que muito contribuiu para o crescimento humano de tantos guarabirenses e moradores da região.
Detinha desde jovem sempre foi responsável, consciente, trabalhadora, uma verdadeira guerreira iluminada que nos faz crer que vale a pena seguir em frente mesmo diante das dificuldades que a vida nos impõe.
Sua vida fez parte da paisagem guarabirense, sempre integrada aos principais assuntos de interesse da cidade, analisando as questões sociais e pessoais, tornando-a respeitada e querida por sua inteligência, amorosidade, e pela ligação com Deus, que fazia questão sempre de citar em suas belas palavras.
Com grande pesar presto meus sentimentos à toda família. Na certeza que a presença de Detinha deixará saudades em todos com quem conviveu e cativou.
Em sua página no Facebook, o Colégio da Luz expressou os sentimentos da perda e republicou uma mensagem enviada por Detinha Diogo para um grupo familiar no WhatsApp na manhã desta quinta-feira (22).
“Bom dia para a minha família e para toda a humanidade.Que a confiança em Deus não nos falte em todos os momentos e o…
Posted by Colégio da Luz Oficial on Quinta, 22 de outubro de 2015
Colégio da Luz em LUTO! D. Detinha faleceu agora à tarde, dormindo, em sua residência.
Posted by Colégio da Luz Oficial on Quinta, 22 de outubro de 2015
Uma grande movimentação foi registrada nas últimas horas no Hospital Regional de Guarabira. Diversas personalidades estiveram acompanhando e prestando solidariedade a família Diôgo.