Mulheres negras na Paraíba se encontram em mobilização rumo à II Marcha Nacional de 2025

Foto: Comitê Impulsor PB

O Comitê Impulsor na Paraíba da II Marcha das Mulheres Negras realizou nesse sábado (29) o II Encontro de mulheres negras na Paraíba rumo à Marcha Nacional de Mulheres Negras 2025, que acontecerá no dia 25 de novembro, em Brasília. O evento foi realizado durante todo o dia na Escola do Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), e reuniu mulheres negras de diversas regiões do estado.

“Foi um dia de fortalecimento político, troca de afetos e reafirmação da resistência histórica dessas mulheres na luta por direitos, combate ao racismo e justiça social”, destacou a organização do encontro.

A programação contou com formação sobre os objetivos da II Marcha, tendo como eixo central “mobilizar mulheres negras em marcha por reparação e pelo direito ao bem-viver’.

O Comitê na Paraíba teve início em 21 de março de 2024, em João Pessoa. A psicóloga Hildevânia Macêdo, ativista negra e integrante da comissão de metodologias, destacou que a “mobilização tem gerado impactos significativos, possibilitando a auto-organização política e o fortalecimento da luta antirracista nos diversos espaços em que essas mulheres atuam, como sindicatos, câmaras municipais, associações, movimentos sociais e coletivos”.

Segundo ela, o encontro promoveu uma análise de conjuntura, com reflexões sobre os desafios atuais e as estratégias para ampliar a presença e a influência das mulheres negras nos espaços de decisão. “Como resultado desse diálogo, foram definidos pontos estratégicos para a elaboração de uma carta política, que será encaminhada à organização nacional da II Marcha Nacional das Mulheres Negras, contribuindo para a construção coletiva das reivindicações e propostas a serem levadas à mobilização nacional”, destacou Hildevânia.


Mais informações: @comitepbdamarcha2025

Manchete PB com Comitê Impulsor PB Marcha das Mulheres Negras 2025 

Compartilhe