O fortalecimento da comunicação como estratégia de organização e mobilização está é o objetivo do “Oficinão” que acontecerá neste sábado (09), a partir das 13h30, no Armazém do Campo, em Castelo Branco II, João Pessoa. O evento é um Encontro Organizativo do Comitê Impulsor na Paraíba, formado por organizações responsáveis pelos preparativos para a II Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, marcada para novembro de 2025, em Brasília, onde se espera reunir 1 milhão de mulheres de todo o país.
A iniciativa visa fortalecer as práticas de comunicação das ativistas para mobilização e organização de maneira eficaz. O Oficinão foi idealizado pela Comissão de Comunicação do Comitê Impulsor e será conduzido pelas jornalistas Thaís Vital e Jô Pontes, ambas ativistas negras e referências na luta antirracista.
Thaís Vital, integrante da Coletiva Abayomi PB, ressalta a importância da comunicação como um pilar fundamental na mobilização. “Entendemos que nossa comunicação dentro da Marcha tem um papel estratégico, vai além da divulgação; é uma ação estratégica e permanente para esta mobilização”, explica a jornalista. Ela destaca ainda que a comunicação será um importante instrumento mobilizador até novembro de 2025, além de contribuir para a preservação da memória das ações do movimento. “É uma estratégia não apenas de organização, mas também de memória, para que essa mobilização seja registrada e fortalecida ao longo do tempo até a Marcha em Brasília”, pontua.
O Comitê Impulsor, formado por mulheres negras de João Pessoa e de outros municípios paraibanos, incluindo territórios quilombolas, foi criado em março deste ano e, desde então, tem promovido ações para expandir a participação na comitiva paraibana rumo a Brasília. O encontro deste sábado será marcado por dinâmicas de integração e afeto, em um espaço de fortalecimento coletivo.
Na ocasião, também será lançada a camiseta oficial Paraíba rumo à Marcha 2025, símbolo de engajamento, cujas vendas serão revertidas para custear a participação de mulheres negras paraibanas na Marcha. Outra ação, também pensada para sustentar financeiramente as atividades do Comitê, será a promoção de um brechó durante o evento, organizado pela Comissão de Finanças.
Manchete PB com assessoria Comitê Comunicação