Pedro Cunha Lima diz que, se eleito, 50% do secretariado da PB será composto por mulheres

Pedro Cunha Lima em entrevista da CBN com candidatos ao governo da Paraíba — Foto: Elza Cruz

O candidato ao governo da Paraíba pelo PSDB, Pedro Cunha Lima, afirmou que, se eleito, metade de seu secretariado será composto por mulheres. O candidato foi entrevistado nesta terça-feira (20) em uma nova rodada da Sabatina CBN.

Segundo Pedro Cunha Lima, a medida faz parte de uma tentativa de combater o machismo estrutural na instância política. Além de destinar “50% ou mais” do secretariado, as escolas poderão abordar o combate à violência doméstica.

“É necessário intensificar toda uma estrutura de combate a violência doméstica. Tem que ampliar o número de delegacia, realizar campanhas de conscientização… Vou me comprometer também com a ocupação de mulheres nos espaços de tomada de decisão, então 50% ou mais do nosso secretariado será composto por mulheres. Esse assunto deve estar dentro da escola, porque o caminho para se resolver o machismo estrutural é a educação”, afirmou.

Educação

 

Para elevar a qualidade da educação, o candidato ao governo pelo PSDB afirmou que deve destinar 18% do ICMS para os municípios paraibanos com base no resultado em alfabetização que cada um deles apresentar.

Disse também que deve realizar processos seletivos para diretores de escolas, evitando indicações políticas para ocupação de cargos administrativos na área da educação.

“O modelo de gestão escolar que vamos adotar é o já adotado no Ceará, que ao invés de eleição ou nomeação política – que é muito ruim porque muitas vezes está na direção alguém que tem acesso a um atalho político -, faz-se um processo seletivo, com edital e critérios técnicos”, explicou.

Sabatina CBN

 

A sabatina realizada no estúdio da CBN foi mediada por Carla Visani, com participação de Angélica Nunes e João Paulo Medeiros. A iniciativa faz parte do projeto de cobertura das Eleições 2022 da Rede Paraíba. O objetivo é permitir que o eleitor conheça as propostas, qualidades, ideias e até fraquezas dos principais pré-candidatos ao governo da Estado.

Participarão das próximas entrevistas Nilvan Ferreira (PL), Veneziano Vital (MDB) e Adjany Simplício (PSOL). João Azevêdo (PSB) foi convidado, mas não compareceu. Foi considerado o critério de representação na Câmara Federal.

De Manchete PB
com G1 Paraíba

Compartilhe